Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18440
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A carne perfurada e uma geração modificada: body modification, sensações e contemporaneidade
Autor: Zanco, Nathalia Helena Tomazini
Primer orientador: Seixas, Jacy Alves de
Resumen: Este estudo tem como objetivo fazer uma explanação sobre as reflexões feitas por pesquisadores que tratam das noções de body modification e ainda, em certa medida, de body art, e sua relação conjunta com o fenômeno hipermoderno do que alguns autores chamam de tribos urbanas. Não obstante, tentaremos lançar um olhar sobre essas novas formas de existir e, sobretudo, sentir na hipermodernidade, particularmente no que tange ao contexto juvenil. Inicialmente, tentaremos fazer um panorama breve sobre a polissemia do conceito body modification, juntamente com alguns paralelos sobre os conceitos de body art, underground, performance. Em seguida, apresentaremos as modalidades da body modification, compreendida enquanto modos específicos de apropriação de práticas milenares no contexto citadino, ou seja, as questões que se referem às modificações corporais que perpassam grupos urbanos de gueto. Juntamente com esse processo apresentaremos noções interligadas, de sentimentos e sensações, com relação a tais práticas, juntamente com conceitos de estranheza, bizarrice e horror. Por último, tentaremos lançar um singelo olhar sobre o contexto histórico que germinou as tribos urbanas e, consequentemente, sobre os adeptos das modificações corporais. E ainda nesse sentido, tentaremos suscitar algumas questões complexas que se relacionam com a questão da formação de subjetividades contemporâneas, sentimentos e identidade nas metrópoles.
Palabras clave: Body modification
Body art
Contemporaneidade
Sentimentos
Tribos urbanas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ZANCO, Nathalia Helena Tomazini. A carne perfurada e uma geração modificada: body modification, sensações e contemporaneidade. 2013. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18440
Fecha de defensa: 2013
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CarnePerfuradaGeração.pdfTCC2.8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.