Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18433
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um mundo paralelo: estudo da escuta de uma professora de teatro no ensino técnico e no ensino rural
Autor(es): Marchiori, Maíra Leonilda
Primeiro orientador: Meira, Renata Bittencourt
Primeiro membro da banca: Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
Segundo membro da banca: Carneiro, Ana Maria Pacheco
Resumo: O presente estudo é composto por percursos que apontam para uma reflexão docente sobre o processo desenvolvido com alunos em oficinas de estudos somáticos e processos performativos em duas escolas de educação básica. A dinâmica investigativa estabelece a ordem de uma escrita poética pautada em cartografias compostas por polifonias de impressões que ecoam nas vozes dos alunos, da pesquisadora e de transeuntes que acompanharam o processo. A instauração de um universo paralelo na prática pedagógica revela um processo que busca romper com a linearidade metodológica de forma a transformar os caminhos da pesquisa e aproximá-los dos processos performativos através do conceito de deriva. A compreensão do despontar poético dos alunos estabelece a escuta extraordinária e evidencia a porosidade de corpos que avançam para além dos espaços escolares, ressignificando praças e serras. Desvelar as brechas de cada percurso aponta pistas para repensar os procedimentos de ensino de teatro na escola, oferecendo uma alternativa centrada na transversalização de escutas compostas pelas dinâmicas do brincar, da estética relacional, dos processos somático- performativos e do teatro de rua.
Abstract: This study is composed by paths that are able to point out a teaching reflection on a process developed with students in workshops of somatic studies and performative processes in two elementary schools. The investigative dynamics establishes the order of a poetic writing guided by polyphony impressions that now are also able to echo in students, researcher and bystanders' voices. Parallel universe introduction in pedagogic practices reveals a process that seeks to break up with methodological linearity in order to turn the search in paths and make them closer to the performative processes through drift concept. The understanding of the students' poetic chagrin establishes the extraordinary hearing and also shows the porosity of body which go forward in scholar spaces, giving another meaning to squares and hills. Unveiling the gaps from each path points to other ways of thinking about teaching and learning procedures, offering a centered alternative on tapping mainstreaming made by kidding or playing dynamics, by relational aesthetics, also by the somatic performative processes and also by street theater.
Palavras-chave: Artes
Performance (Arte)
Teatro na escola
Teatro de rua
Escuta extraordinária
Deriva
Poética do brincar
Educação somática
Processos performativos
Extraordinary listening
Drift
Poetics of play
Somatic education
Performative processes
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: MARCHIORI, Maíra Leonilda. Um mundo paralelo: estudo da escuta de uma professora de teatro no ensino técnico e no ensino rural. 2016. 65 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.562
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.562
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18433
Data de defesa: 28-Out-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MundoParaleloEstudo.pdfDissertação40.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.