Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarchiori, Maíra Leonilda-
dc.date.accessioned2017-05-08T17:46:22Z-
dc.date.available2017-05-08T17:46:22Z-
dc.date.issued2016-10-28-
dc.identifier.citationMARCHIORI, Maíra Leonilda. Um mundo paralelo: estudo da escuta de uma professora de teatro no ensino técnico e no ensino rural. 2016. 65 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.562pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18433-
dc.description.abstractThis study is composed by paths that are able to point out a teaching reflection on a process developed with students in workshops of somatic studies and performative processes in two elementary schools. The investigative dynamics establishes the order of a poetic writing guided by polyphony impressions that now are also able to echo in students, researcher and bystanders' voices. Parallel universe introduction in pedagogic practices reveals a process that seeks to break up with methodological linearity in order to turn the search in paths and make them closer to the performative processes through drift concept. The understanding of the students' poetic chagrin establishes the extraordinary hearing and also shows the porosity of body which go forward in scholar spaces, giving another meaning to squares and hills. Unveiling the gaps from each path points to other ways of thinking about teaching and learning procedures, offering a centered alternative on tapping mainstreaming made by kidding or playing dynamics, by relational aesthetics, also by the somatic performative processes and also by street theater.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectTeatro na escolapt_BR
dc.subjectTeatro de ruapt_BR
dc.subjectEscuta extraordináriapt_BR
dc.subjectDerivapt_BR
dc.subjectPoética do brincarpt_BR
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectProcessos performativospt_BR
dc.subjectExtraordinary listeningpt_BR
dc.subjectDriftpt_BR
dc.subjectPoetics of playpt_BR
dc.subjectSomatic educationpt_BR
dc.subjectPerformative processespt_BR
dc.titleUm mundo paralelo: estudo da escuta de uma professora de teatro no ensino técnico e no ensino ruralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735750A5pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Ana Maria Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708822U2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4033906P3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é composto por percursos que apontam para uma reflexão docente sobre o processo desenvolvido com alunos em oficinas de estudos somáticos e processos performativos em duas escolas de educação básica. A dinâmica investigativa estabelece a ordem de uma escrita poética pautada em cartografias compostas por polifonias de impressões que ecoam nas vozes dos alunos, da pesquisadora e de transeuntes que acompanharam o processo. A instauração de um universo paralelo na prática pedagógica revela um processo que busca romper com a linearidade metodológica de forma a transformar os caminhos da pesquisa e aproximá-los dos processos performativos através do conceito de deriva. A compreensão do despontar poético dos alunos estabelece a escuta extraordinária e evidencia a porosidade de corpos que avançam para além dos espaços escolares, ressignificando praças e serras. Desvelar as brechas de cada percurso aponta pistas para repensar os procedimentos de ensino de teatro na escola, oferecendo uma alternativa centrada na transversalização de escutas compostas pelas dinâmicas do brincar, da estética relacional, dos processos somático- performativos e do teatro de rua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration65pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.562pt_BR
dc.orcid.putcode81760222-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MundoParaleloEstudo.pdfDissertação40.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.