Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18433
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marchiori, Maíra Leonilda | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-08T17:46:22Z | - |
dc.date.available | 2017-05-08T17:46:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-28 | - |
dc.identifier.citation | MARCHIORI, Maíra Leonilda. Um mundo paralelo: estudo da escuta de uma professora de teatro no ensino técnico e no ensino rural. 2016. 65 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.562 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18433 | - |
dc.description.abstract | This study is composed by paths that are able to point out a teaching reflection on a process developed with students in workshops of somatic studies and performative processes in two elementary schools. The investigative dynamics establishes the order of a poetic writing guided by polyphony impressions that now are also able to echo in students, researcher and bystanders' voices. Parallel universe introduction in pedagogic practices reveals a process that seeks to break up with methodological linearity in order to turn the search in paths and make them closer to the performative processes through drift concept. The understanding of the students' poetic chagrin establishes the extraordinary hearing and also shows the porosity of body which go forward in scholar spaces, giving another meaning to squares and hills. Unveiling the gaps from each path points to other ways of thinking about teaching and learning procedures, offering a centered alternative on tapping mainstreaming made by kidding or playing dynamics, by relational aesthetics, also by the somatic performative processes and also by street theater. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Teatro na escola | pt_BR |
dc.subject | Teatro de rua | pt_BR |
dc.subject | Escuta extraordinária | pt_BR |
dc.subject | Deriva | pt_BR |
dc.subject | Poética do brincar | pt_BR |
dc.subject | Educação somática | pt_BR |
dc.subject | Processos performativos | pt_BR |
dc.subject | Extraordinary listening | pt_BR |
dc.subject | Drift | pt_BR |
dc.subject | Poetics of play | pt_BR |
dc.subject | Somatic education | pt_BR |
dc.subject | Performative processes | pt_BR |
dc.title | Um mundo paralelo: estudo da escuta de uma professora de teatro no ensino técnico e no ensino rural | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Meira, Renata Bittencourt | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735750A5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Ana Maria Pacheco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708822U2 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4033906P3 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo é composto por percursos que apontam para uma reflexão docente sobre o processo desenvolvido com alunos em oficinas de estudos somáticos e processos performativos em duas escolas de educação básica. A dinâmica investigativa estabelece a ordem de uma escrita poética pautada em cartografias compostas por polifonias de impressões que ecoam nas vozes dos alunos, da pesquisadora e de transeuntes que acompanharam o processo. A instauração de um universo paralelo na prática pedagógica revela um processo que busca romper com a linearidade metodológica de forma a transformar os caminhos da pesquisa e aproximá-los dos processos performativos através do conceito de deriva. A compreensão do despontar poético dos alunos estabelece a escuta extraordinária e evidencia a porosidade de corpos que avançam para além dos espaços escolares, ressignificando praças e serras. Desvelar as brechas de cada percurso aponta pistas para repensar os procedimentos de ensino de teatro na escola, oferecendo uma alternativa centrada na transversalização de escutas compostas pelas dinâmicas do brincar, da estética relacional, dos processos somático- performativos e do teatro de rua. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 65 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.562 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81760222 | - |
dc.crossref.doibatchid | 79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MundoParaleloEstudo.pdf | Dissertação | 40.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.