Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18424
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental uma proposta didático-pedagógica sobre coleta seletiva de resíduos sólidos
Autor: Moreira, Marília Ramos
Primer orientador: Sposito, Neusa Elisa Carignato
Primer miembro de la banca: Azeiteiro, Ulisses Manoel de Miranda
Segundo miembro de la banca: Auth, Milton Antônio
Resumen: O tema desta pesquisa é a Educação Ambiental (EA) na especificidade da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos desenvolvida no 5° ano do Ensino Fundamental. A mesma teve como objetivo motivar os alunos a participarem do enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos e para isso foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o assunto. Justifica- se a realização desta pesquisa devido à ausência de metodologias específicas para a abordagem da temática em questão nas escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na vertente no estudo de caso e que envolveu a professora e 25 alunos, na faixa etária entre 09 e 12 anos de idade em uma escola pública municipal em Uberlândia/MG, no ano de 2015. O período de aplicação da sequência didática totalizou 12 horas/aula que foram organizadas em seis etapas. Para interpretação das atividades desenvolvidas pelos alunos foram criadas quatro categorias de análise: 1. Consciência Ambiental, 2 Compreensão Conceitual, 3. Relação com o Cotidiano e 4. Reflexão. Diante dos resultados encontrados aponta-se a pertinência da sequência didática elaborada e aplicada como uma opção metodológica na implementação da EA nos anos iniciais do ensino fundamental. Sugere-se a elaboração de sequências didáticas para todos os anos do EF e que contemplem os variados assuntos da EA.
Abstract: The theme of this research is Environmental Education (EE) in the specificity of the selective collection of solid waste developed with the 5th grade of elementary school. The aim of the research was to motivate the students to participate in confrontation of the issue of solid wastes and for that it was elaborated and applied a pedagogical sequence about the subject. This research is justified due to the lack of specific methodologies for the approach of this topic at schools. It is a qualitative research, a case study and involved the teacher and 25 students, between 09 and 12 years old in a public local school in Uberlandia/MQ in the year of 2015. The period of the pedagogical sequence application totaled 12 hours/lesson that were organized in six steps. For the interpretation of the activities developed by the students it was created four categories of analysis. 1. Environmental consciousness, 2. Conceptual comprehension, 3. Relation with everyday life and 4. Reflection. In front of the results founded it indicates the pertinence of the pedagogical sequence elaborated and applied as a methodological option in the implementation of EE in the initial years of elementary education. It is suggest the elaboration of pedagogical sequences for all years of basic education and that contemplate various topics of EE.
Palabras clave: Ciência - Estudo e ensino
Educação ambiental
Resíduos industriais
Ciências (Ensino fundamental)
Resíduos sólidos
Sequência didática
Ensino de ciências
Environmental education
Solid waste
Pedagogical sequence
Science teaching
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: MOREIRA, Marília Ramos. Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental uma proposta didático-pedagógica sobre coleta seletiva de resíduos sólidos. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.587
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.587
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18424
Fecha de defensa: 25-nov-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoCienciasAnos.pdfDissertação12.21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.