Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Marília Ramos-
dc.date.accessioned2017-05-08T16:56:33Z-
dc.date.available2017-05-08T16:56:33Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.citationMOREIRA, Marília Ramos. Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental uma proposta didático-pedagógica sobre coleta seletiva de resíduos sólidos. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.587pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18424-
dc.description.abstractThe theme of this research is Environmental Education (EE) in the specificity of the selective collection of solid waste developed with the 5th grade of elementary school. The aim of the research was to motivate the students to participate in confrontation of the issue of solid wastes and for that it was elaborated and applied a pedagogical sequence about the subject. This research is justified due to the lack of specific methodologies for the approach of this topic at schools. It is a qualitative research, a case study and involved the teacher and 25 students, between 09 and 12 years old in a public local school in Uberlandia/MQ in the year of 2015. The period of the pedagogical sequence application totaled 12 hours/lesson that were organized in six steps. For the interpretation of the activities developed by the students it was created four categories of analysis. 1. Environmental consciousness, 2. Conceptual comprehension, 3. Relation with everyday life and 4. Reflection. In front of the results founded it indicates the pertinence of the pedagogical sequence elaborated and applied as a methodological option in the implementation of EE in the initial years of elementary education. It is suggest the elaboration of pedagogical sequences for all years of basic education and that contemplate various topics of EE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos industriaispt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSolid wastept_BR
dc.subjectPedagogical sequencept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleEnsino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental uma proposta didático-pedagógica sobre coleta seletiva de resíduos sólidospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sposito, Neusa Elisa Carignato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778911P5pt_BR
dc.contributor.referee1Azeiteiro, Ulisses Manoel de Miranda-
dc.contributor.referee2Auth, Milton Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244349H3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO tema desta pesquisa é a Educação Ambiental (EA) na especificidade da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos desenvolvida no 5° ano do Ensino Fundamental. A mesma teve como objetivo motivar os alunos a participarem do enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos e para isso foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o assunto. Justifica- se a realização desta pesquisa devido à ausência de metodologias específicas para a abordagem da temática em questão nas escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na vertente no estudo de caso e que envolveu a professora e 25 alunos, na faixa etária entre 09 e 12 anos de idade em uma escola pública municipal em Uberlândia/MG, no ano de 2015. O período de aplicação da sequência didática totalizou 12 horas/aula que foram organizadas em seis etapas. Para interpretação das atividades desenvolvidas pelos alunos foram criadas quatro categorias de análise: 1. Consciência Ambiental, 2 Compreensão Conceitual, 3. Relação com o Cotidiano e 4. Reflexão. Diante dos resultados encontrados aponta-se a pertinência da sequência didática elaborada e aplicada como uma opção metodológica na implementação da EA nos anos iniciais do ensino fundamental. Sugere-se a elaboração de sequências didáticas para todos os anos do EF e que contemplem os variados assuntos da EA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.587pt_BR
dc.orcid.putcode81767569-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoCienciasAnos.pdfDissertação12.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.