Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18409
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Práticas pedagógicas em movimento na inclusão escolar |
Título (s) alternativo (s): | Pedagogical practices in movement in school inclusion |
Autor: | Braga, Isabel Cristina Alves Pimenta |
Primer orientador: | Meira, Renata Bittencourt |
Primer coorientador: | Lima, Carla Andréa Silva |
Primer miembro de la banca: | Matos, Lúcia Helena Alfredi de |
Segundo miembro de la banca: | Caon, Paulina Maria |
Resumen: | Este artigo apresenta minha proposta pedagógica para o ensino de arte a alunos com deficiência, tendo o chão como elemento mobilizador. Parte de uma reflexão sobre minha formação inicial, a formação continuada e a práxis pedagógica, indicando a busca por caminhos pedagógicos em artes visuais e em arteterapia. Mostro a construção de práticas artísticas, com a apresentação de um processo de trabalho corporal envolvendo estudantes com deficiência, em um processo que mobiliza a potência do movimento em corpos ativos para a aprendizagem na arte. A prática é aqui pensada na minha trajetória profissional/pessoal e contextualizada no ensino da arte, na educação especial e na escola inclusiva, mediante estreita relação com a experiência, a autobiografia e a sensibilização corporal. O foco das proposições está na atividade com alunos com deficiência no âmbito da expressão corporal. A análise reflexiva é ancorada por pesquisas sobre o movimento corporal expressivo em estudos relacionados ao ensino da ate e ao campo da arteterapia e da educação somática. Apresento um memorial descritivo e reflexivo sobre a formação docente em práticas pedagógicas no contexto do ensino da arte e da educação inclusiva. Analiso os procedimentos desenvolvidos nas oficinas com o grupo de alunos com deficiência, que constituem experiências de potencialização do movimento pela conscientização do corpo dentro da expressão corporal. Por fim, ressalto teoricamente o chão como um dos elementos corporais mobilizadores para potencializar o movimento expressivo corporal articulado em práticas com os alunos na alteridade. |
Abstract: | This article presents my pedagogical proposal for the teaching of art to students with disabilities, having the floor as a mobilizing element. It begins with a reflection on the initial formation, the continued formation and the pedagogical praxis, indicating the search for pedagogical paths in visual arts and in art therapy. I show the construction of artistic practices, with the presentation of a bodywork process involving students with disabilities, in a process that mobilizes the power of movement in bodies active for learning in art. The practice is thought of in my professional / personal trajectory and contextualized in art education, special education and inclusive school, through close relation ship with experience, autobiography and body sensitization. The focus of the propositions is on the activity with students with disabilities in the scope of corporal expression. Reflexive analysis is anchored by research on expressive body movement in studies related to the teaching of art and to the field of art therapy and somatic education. I present a descriptive and reflective memorial about teacher education in pedagogical practices in the context of art teaching and inclusive education. The procedures developed in the workshops with the group of students with disabilities is analysis based on the experiences of enhancement of the movement through the awareness of the body within the body expression. Finally, I theoretically emphasized the ground as one of the mobilizing body elements to potentiate the body's expressive movement articulated in practices with the students in otherness. |
Palabras clave: | Artes Linguagem corporal Inclusão em educação O chão Práticas artísticas Potência do movimento Expressão corporal The ground Artistic practices Power of movement Corporal expression Inclusion |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Cita: | BRAGA, Isabel Cristina Alves Pimenta. Práticas pedagógicas em movimento na inclusão escolar. 2016. 51 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.614 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.614 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18409 |
Fecha de defensa: | 12-dic-2016 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticasPedagogicasMovimento.pdf | Dissertação | 6.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.