Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBraga, Isabel Cristina Alves Pimenta-
dc.date.accessioned2017-04-24T18:57:31Z-
dc.date.available2017-04-24T18:57:31Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationBRAGA, Isabel Cristina Alves Pimenta. Práticas pedagógicas em movimento na inclusão escolar. 2016. 51 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.614pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18409-
dc.description.abstractThis article presents my pedagogical proposal for the teaching of art to students with disabilities, having the floor as a mobilizing element. It begins with a reflection on the initial formation, the continued formation and the pedagogical praxis, indicating the search for pedagogical paths in visual arts and in art therapy. I show the construction of artistic practices, with the presentation of a bodywork process involving students with disabilities, in a process that mobilizes the power of movement in bodies active for learning in art. The practice is thought of in my professional / personal trajectory and contextualized in art education, special education and inclusive school, through close relation ship with experience, autobiography and body sensitization. The focus of the propositions is on the activity with students with disabilities in the scope of corporal expression. Reflexive analysis is anchored by research on expressive body movement in studies related to the teaching of art and to the field of art therapy and somatic education. I present a descriptive and reflective memorial about teacher education in pedagogical practices in the context of art teaching and inclusive education. The procedures developed in the workshops with the group of students with disabilities is analysis based on the experiences of enhancement of the movement through the awareness of the body within the body expression. Finally, I theoretically emphasized the ground as one of the mobilizing body elements to potentiate the body's expressive movement articulated in practices with the students in otherness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectLinguagem corporalpt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectO chãopt_BR
dc.subjectPráticas artísticaspt_BR
dc.subjectPotência do movimentopt_BR
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subjectThe groundpt_BR
dc.subjectArtistic practicespt_BR
dc.subjectPower of movementpt_BR
dc.subjectCorporal expressionpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas em movimento na inclusão escolarpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices in movement in school inclusionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Carla Andréa Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221260T3pt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Lúcia Helena Alfredi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700420Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768760Y4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4369055Y7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta minha proposta pedagógica para o ensino de arte a alunos com deficiência, tendo o chão como elemento mobilizador. Parte de uma reflexão sobre minha formação inicial, a formação continuada e a práxis pedagógica, indicando a busca por caminhos pedagógicos em artes visuais e em arteterapia. Mostro a construção de práticas artísticas, com a apresentação de um processo de trabalho corporal envolvendo estudantes com deficiência, em um processo que mobiliza a potência do movimento em corpos ativos para a aprendizagem na arte. A prática é aqui pensada na minha trajetória profissional/pessoal e contextualizada no ensino da arte, na educação especial e na escola inclusiva, mediante estreita relação com a experiência, a autobiografia e a sensibilização corporal. O foco das proposições está na atividade com alunos com deficiência no âmbito da expressão corporal. A análise reflexiva é ancorada por pesquisas sobre o movimento corporal expressivo em estudos relacionados ao ensino da ate e ao campo da arteterapia e da educação somática. Apresento um memorial descritivo e reflexivo sobre a formação docente em práticas pedagógicas no contexto do ensino da arte e da educação inclusiva. Analiso os procedimentos desenvolvidos nas oficinas com o grupo de alunos com deficiência, que constituem experiências de potencialização do movimento pela conscientização do corpo dentro da expressão corporal. Por fim, ressalto teoricamente o chão como um dos elementos corporais mobilizadores para potencializar o movimento expressivo corporal articulado em práticas com os alunos na alteridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.614pt_BR
dc.orcid.putcode81760224-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasPedagogicasMovimento.pdfDissertação6.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.