Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18359
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Samplers, videoclipes e letras: um debate sobre possibilidades de abordagem com músicas de rap na universidade
Author: Passold, Gabriel
First Advisor: Voigt, André Fabiano
First member of the Committee: Baia, Silvano Fernandes
Second member of the Committee: Hering, Fabio Adriano
Summary: Esta pesquisa tem por objetivo debater a abordagem de músicas de rap na universidade, analisando conceitos e princípios utilizados em alguns trabalhos que abordam os elementos das letras, imagens dos videoclipes e samplers, mais das vezes enquanto representação, assim como algumas das implicações desse procedimento, como a valorização das letras das músicas e o relevo dado ao papel do artista engajado para uma possível emancipação das ideologias da dominação, em detrimento de artistas e/ou obras não ajustadas a tais conceitos e princípios teórico-metodológicos. Por outro lado, em nossa abordagem das rimas, samplers e no caso dos videoclipes de música, das imagens, partimos do pressuposto de que a música não é necessariamente a representação de algo, mas antes, é formada por um tecido estético com múltiplas possibilidades interpretativas. Dessa forma, a pesquisa procura mostrar algumas consequências da interpretação do rap pela lógica representativa, como a constituição de uma espécie de senso comum fundamentando em algumas hierarquias sociológicas e políticas tomadas de antemão, assim como discutir sobre outras possibilidades de pensar a relação entre música, história e política, como por exemplo, por um senso comunitário traçado no interior das expressões estéticas.
Abstract: This research aims to discuss the approach of rap music in the university, analyzing concepts and principles used in some works that deal with the elements of lyrics, images of video clips and samplers, more often as representation, as well as some of the implications of this procedure, such as the valorization of the lyrics of the songs and the importance given to the role of the artist engaged in a possible emancipation of the ideologies of domination, in detriment of artists and / or works not adjusted to such concepts and theoretical-methodological principles. On the other hand, in our approach on rhyming, samplers, and in the case of music video clips, the images, we start from the assumption that music is not necessarily the representation of something but rather is formed by an aesthetic fabric with multiple interpretative possibilities. In this way, the research attempts to show some consequences of the interpretation of rap by the representative logic, such as the constitution of a kind of common sense based on some sociological and political hierarchies taken beforehand, as well as discussing other possibilities of thinking about the relationship between music, history and politics, as for example, by a community sense traced within aesthetic expressions.
Keywords: História
História social
Música e história
Rap (Música)
Rap
Videoclipe
Sampler
Letra
Política
Music video
Lyrics
Politics
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em História
Quote: PASSOLD, Gabriel. Samplers, videoclipes e letras: um debate sobre possibilidades de abordagem com músicas de rap na universidade. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.530
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.530
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18359
Date of defense: 16-Feb-2017
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