Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPassold, Gabriel-
dc.date.accessioned2017-04-07T17:40:04Z-
dc.date.available2017-04-07T17:40:04Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.citationPASSOLD, Gabriel. Samplers, videoclipes e letras: um debate sobre possibilidades de abordagem com músicas de rap na universidade. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.530pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18359-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the approach of rap music in the university, analyzing concepts and principles used in some works that deal with the elements of lyrics, images of video clips and samplers, more often as representation, as well as some of the implications of this procedure, such as the valorization of the lyrics of the songs and the importance given to the role of the artist engaged in a possible emancipation of the ideologies of domination, in detriment of artists and / or works not adjusted to such concepts and theoretical-methodological principles. On the other hand, in our approach on rhyming, samplers, and in the case of music video clips, the images, we start from the assumption that music is not necessarily the representation of something but rather is formed by an aesthetic fabric with multiple interpretative possibilities. In this way, the research attempts to show some consequences of the interpretation of rap by the representative logic, such as the constitution of a kind of common sense based on some sociological and political hierarchies taken beforehand, as well as discussing other possibilities of thinking about the relationship between music, history and politics, as for example, by a community sense traced within aesthetic expressions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subjectMúsica e históriapt_BR
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectSamplerpt_BR
dc.subjectLetrapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectMusic videopt_BR
dc.subjectLyricspt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.titleSamplers, videoclipes e letras: um debate sobre possibilidades de abordagem com músicas de rap na universidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7pt_BR
dc.contributor.referee1Baia, Silvano Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730143Y3pt_BR
dc.contributor.referee2Hering, Fabio Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761716Y6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8783981D4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo debater a abordagem de músicas de rap na universidade, analisando conceitos e princípios utilizados em alguns trabalhos que abordam os elementos das letras, imagens dos videoclipes e samplers, mais das vezes enquanto representação, assim como algumas das implicações desse procedimento, como a valorização das letras das músicas e o relevo dado ao papel do artista engajado para uma possível emancipação das ideologias da dominação, em detrimento de artistas e/ou obras não ajustadas a tais conceitos e princípios teórico-metodológicos. Por outro lado, em nossa abordagem das rimas, samplers e no caso dos videoclipes de música, das imagens, partimos do pressuposto de que a música não é necessariamente a representação de algo, mas antes, é formada por um tecido estético com múltiplas possibilidades interpretativas. Dessa forma, a pesquisa procura mostrar algumas consequências da interpretação do rap pela lógica representativa, como a constituição de uma espécie de senso comum fundamentando em algumas hierarquias sociológicas e políticas tomadas de antemão, assim como discutir sobre outras possibilidades de pensar a relação entre música, história e política, como por exemplo, por um senso comunitário traçado no interior das expressões estéticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration129pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.530pt_BR
dc.orcid.putcode81764334-
dc.crossref.doibatchid346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9f-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SamplersVideoclipesLetras.pdfDissertação1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.