Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18351
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A experiência juvenil no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG (2012-2015)
Autor: Fávero, Douglas Gonsalves
Primer orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primer miembro de la banca: Vendramini, Célia Regina
Segundo miembro de la banca: Previtali, Fabiane Santana
Resumen: O presente trabalho é fruto da pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado à linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação buscando investigar como os jovens de uma ocupação urbana - o bairro Élisson Prieto - vivenciam a experiência juvenil sob a condição de luta pela moradia. Buscamos investigar, sob a condição de ocupação, quais os limites e pressões que se impõem sobre a experiência juvenil e como esta é vivida, pensada e sentida. A partir do diálogo entre o materialismo histórico e a sociologia da juventude, valemo-nos de uma abordagem predominantemente qualitativa combinando técnicas de pesquisas quantitativas - como survey e análise de dados institucionais - com fontes qualitativas, sobretudo a história oral. Nesse diálogo, optamos pela noção de experiência juvenil em relação à condição juvenil e situação vivida da sociologia da juventude, visto que capta a dimensão do vivido e do pensado, na unidade entre ser social e consciência social, na relação entre sujeitos, contexto e processo. A hipótese do estudo consiste que as vivências da juventude se dão a partir de situações de classe, propiciando experiências comuns em que a diversidade juvenil se expressa. Assim, apresentamos os principais debates realizados em torno da categoria social juventude e as possíveis contribuições para essa pesquisa, passando para a análise das relações fundamentais de reprodução do ser social e de sociabilidade, como moradia, familiares, trabalho, educação, culturais, religiosas, violência e políticas como limites e pressões determinantes na experiência juvenil e nas possibilidades encontradas para tal vivência, ressignificadas pela experiência da ocupação urbana.
Abstract: The present work is the result of the Master's Degree in Education research of the PostGraduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia, linked to the line of research Work, Society and Education seeking to investigate how young people from an urban occupation - the neighborhood Élisson Prieto - experience the youth experience under the condition of struggle for housing. We seek to investigate, under the condition of occupation, what are the limits and pressures imposed on the youth experience as it is lived, thought and felt. From the dialogue between historical materialism and the sociology of youth, we make use of a predominantly qualitative approach combining quantitative research techniques - such as survey and analysis of institutional data - with qualitative sources, especially oral history. In this dialogue, we opted for the concept of youth experience in relation to the youth condition and situation experience of youth's sociology, which captures the dimension lived and thought, on unity between social being and social conscience, on the relationship between subject, context and process. The hypothesis of the study is that the experiences of youth come from class situations, providing common experiences in which youth diversity expresses itself. Thus, we present the main debates about the social category youth and the possible contributions to this research going to the analysis of fundamental relations of reproduction of social being and sociability, as housing, family relationships, work, education, cultural, religious, and political violence as limits and pressures determinant on youth experience and the possibilities found for such experience, re-signified by the experience of the urban occupation.
Palabras clave: Educação
Periferias urbanas
Estilo de vida
Habitação - Aspectos sociais
Condição juvenil
Sociabilidade
Ocupação urbana
Jovens de periferia
MSTB
Youth condition
Sociability
Urban occupation
Youth on the periphery
Lifestyle
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FÁVERO, Douglas Gonsalves. A experiência juvenil no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG (2012-2015). 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.148
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18351
Fecha de defensa: 10-feb-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ExperienciaJuvenilProcesso.pdfDissertação15.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.