Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18351
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFávero, Douglas Gonsalves-
dc.date.accessioned2017-04-07T17:21:09Z-
dc.date.available2017-04-07T17:21:09Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.identifier.citationFÁVERO, Douglas Gonsalves. A experiência juvenil no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG (2012-2015). 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18351-
dc.description.abstractThe present work is the result of the Master's Degree in Education research of the PostGraduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia, linked to the line of research Work, Society and Education seeking to investigate how young people from an urban occupation - the neighborhood Élisson Prieto - experience the youth experience under the condition of struggle for housing. We seek to investigate, under the condition of occupation, what are the limits and pressures imposed on the youth experience as it is lived, thought and felt. From the dialogue between historical materialism and the sociology of youth, we make use of a predominantly qualitative approach combining quantitative research techniques - such as survey and analysis of institutional data - with qualitative sources, especially oral history. In this dialogue, we opted for the concept of youth experience in relation to the youth condition and situation experience of youth's sociology, which captures the dimension lived and thought, on unity between social being and social conscience, on the relationship between subject, context and process. The hypothesis of the study is that the experiences of youth come from class situations, providing common experiences in which youth diversity expresses itself. Thus, we present the main debates about the social category youth and the possible contributions to this research going to the analysis of fundamental relations of reproduction of social being and sociability, as housing, family relationships, work, education, cultural, religious, and political violence as limits and pressures determinant on youth experience and the possibilities found for such experience, re-signified by the experience of the urban occupation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPeriferias urbanaspt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectHabitação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCondição juvenilpt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectOcupação urbanapt_BR
dc.subjectJovens de periferiapt_BR
dc.subjectMSTBpt_BR
dc.subjectYouth conditionpt_BR
dc.subjectSociabilitypt_BR
dc.subjectUrban occupationpt_BR
dc.subjectYouth on the peripherypt_BR
dc.subjectLifestylept_BR
dc.titleA experiência juvenil no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG (2012-2015)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1pt_BR
dc.contributor.referee1Vendramini, Célia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908T7pt_BR
dc.contributor.referee2Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790275H8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417962E5pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto da pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado à linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação buscando investigar como os jovens de uma ocupação urbana - o bairro Élisson Prieto - vivenciam a experiência juvenil sob a condição de luta pela moradia. Buscamos investigar, sob a condição de ocupação, quais os limites e pressões que se impõem sobre a experiência juvenil e como esta é vivida, pensada e sentida. A partir do diálogo entre o materialismo histórico e a sociologia da juventude, valemo-nos de uma abordagem predominantemente qualitativa combinando técnicas de pesquisas quantitativas - como survey e análise de dados institucionais - com fontes qualitativas, sobretudo a história oral. Nesse diálogo, optamos pela noção de experiência juvenil em relação à condição juvenil e situação vivida da sociologia da juventude, visto que capta a dimensão do vivido e do pensado, na unidade entre ser social e consciência social, na relação entre sujeitos, contexto e processo. A hipótese do estudo consiste que as vivências da juventude se dão a partir de situações de classe, propiciando experiências comuns em que a diversidade juvenil se expressa. Assim, apresentamos os principais debates realizados em torno da categoria social juventude e as possíveis contribuições para essa pesquisa, passando para a análise das relações fundamentais de reprodução do ser social e de sociabilidade, como moradia, familiares, trabalho, educação, culturais, religiosas, violência e políticas como limites e pressões determinantes na experiência juvenil e nas possibilidades encontradas para tal vivência, ressignificadas pela experiência da ocupação urbana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration159pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.148pt_BR
dc.orcid.putcode81753824-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ExperienciaJuvenilProcesso.pdfDissertação15.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.