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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A experiência juvenil no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG (2012-2015)
Author: Fávero, Douglas Gonsalves
First Advisor: Morais, Sérgio Paulo
First member of the Committee: Vendramini, Célia Regina
Second member of the Committee: Previtali, Fabiane Santana
Summary: O presente trabalho é fruto da pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado à linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação buscando investigar como os jovens de uma ocupação urbana - o bairro Élisson Prieto - vivenciam a experiência juvenil sob a condição de luta pela moradia. Buscamos investigar, sob a condição de ocupação, quais os limites e pressões que se impõem sobre a experiência juvenil e como esta é vivida, pensada e sentida. A partir do diálogo entre o materialismo histórico e a sociologia da juventude, valemo-nos de uma abordagem predominantemente qualitativa combinando técnicas de pesquisas quantitativas - como survey e análise de dados institucionais - com fontes qualitativas, sobretudo a história oral. Nesse diálogo, optamos pela noção de experiência juvenil em relação à condição juvenil e situação vivida da sociologia da juventude, visto que capta a dimensão do vivido e do pensado, na unidade entre ser social e consciência social, na relação entre sujeitos, contexto e processo. A hipótese do estudo consiste que as vivências da juventude se dão a partir de situações de classe, propiciando experiências comuns em que a diversidade juvenil se expressa. Assim, apresentamos os principais debates realizados em torno da categoria social juventude e as possíveis contribuições para essa pesquisa, passando para a análise das relações fundamentais de reprodução do ser social e de sociabilidade, como moradia, familiares, trabalho, educação, culturais, religiosas, violência e políticas como limites e pressões determinantes na experiência juvenil e nas possibilidades encontradas para tal vivência, ressignificadas pela experiência da ocupação urbana.
Abstract: The present work is the result of the Master's Degree in Education research of the PostGraduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia, linked to the line of research Work, Society and Education seeking to investigate how young people from an urban occupation - the neighborhood Élisson Prieto - experience the youth experience under the condition of struggle for housing. We seek to investigate, under the condition of occupation, what are the limits and pressures imposed on the youth experience as it is lived, thought and felt. From the dialogue between historical materialism and the sociology of youth, we make use of a predominantly qualitative approach combining quantitative research techniques - such as survey and analysis of institutional data - with qualitative sources, especially oral history. In this dialogue, we opted for the concept of youth experience in relation to the youth condition and situation experience of youth's sociology, which captures the dimension lived and thought, on unity between social being and social conscience, on the relationship between subject, context and process. The hypothesis of the study is that the experiences of youth come from class situations, providing common experiences in which youth diversity expresses itself. Thus, we present the main debates about the social category youth and the possible contributions to this research going to the analysis of fundamental relations of reproduction of social being and sociability, as housing, family relationships, work, education, cultural, religious, and political violence as limits and pressures determinant on youth experience and the possibilities found for such experience, re-signified by the experience of the urban occupation.
Keywords: Educação
Periferias urbanas
Estilo de vida
Habitação - Aspectos sociais
Condição juvenil
Sociabilidade
Ocupação urbana
Jovens de periferia
MSTB
Youth condition
Sociability
Urban occupation
Youth on the periphery
Lifestyle
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: FÁVERO, Douglas Gonsalves. A experiência juvenil no processo de luta pela moradia em Uberlândia - MG (2012-2015). 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.148
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18351
Date of defense: 10-Feb-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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