Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18258
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: "O poeta não é uma pedra perdida" - reflexões acerca do engajamento intelectual de Pablo Neruda em "Para nascer nasci"
metadata.dc.creator: Silva, Cássia Abadia da
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Dilma Andrade de
metadata.dc.contributor.referee1: Spini, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Leandro José
metadata.dc.description.resumo: O trabalho une duas paixões, História da América e Literatura, usando a segunda como fonte e objeto de pesquisa, ciente da dificuldade que é utilizá-la para tal. A proposta é analisar o engajamento em causas sociais, políticas e culturais, partindo de artistas e intelectuais que dedicaram vidas e obras à isso. O escolhido foi o chileno Pablo Neruda, que possui grande reconhecimento literário na América Latina e foi engajado ao longo de todo o século XX, comprometido com o seu país e seu povo. Em suas obras, buscou mostrar a condição precária que vivia a maioria da população, denunciou problemas políticos e o autoritarismo e a opressão, chegado até a sofrer perseguições. Para a análise teórica de nosso sujeito, Pablo Neruda, foi usada a noção de “intelectual orgânico”, elaborada por Antonio Gramsci. Na sua concepção, intelectual orgânico é alguém que permanece ligado à sua classe originária e torna-se porta voz dela. Escolheu-se analisar mais detidamente a sua obra - “Para nascer nasci" - considerando a literatura um conhecimento cunhado acerca e dentro da sociedade, uma linguagem que porta e evidencia uma cultura. Logo, uma fonte que foi construída para o estudo acreditando-se que a literatura, qualquer que seja ela, carrega os registros de uma época, trazendo vestígios das questões do tempo histórico em que foi produzida, dos acontecimentos, das produções e vivências humanas. O texto se organiza em dois capítulos. O primeiro é destinado a discussões acerca da vida e obra de Pablo Neruda. O segundo capítulo se detém na obra escolhida e faz uma análise que busca evidenciar o engajamento político, social, cultural de Neruda ao longo de sua produção intelectual, assim como nas atuações políticas dentro e fora do Chile.
Notes: Palavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Engajamento Intelectual
Pablo Neruda
América Latina
Século XX
Literatura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA, Cássia Abadia de. "O poeta não é uma pedra perdida" - reflexões acerca do engajamento intelectual de Pablo Neruda em "Para nascer nasci". 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18258
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PoetaPedraPerdida.pdfTCC13.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.