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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18196
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Cibercultura e ciberespaço: as relações sociais nos jogos online como extensão do homem social e político |
Autor: | Nunes, Daniel Salgado Galvão |
Primer orientador: | Amitrano, Georgia Cristina |
Primer miembro de la banca: | Haddock-Lobo, Rafael |
Segundo miembro de la banca: | Carvalho, Jairo Dias |
Resumen: | As relações e interações sociais mantidas através das TICS podem ser consideradas reais? Há um modelo político, ético ou estético a ser seguido neste contexto, e se houver ele se assemelha com o que já nos acostumamos no mundo real? O usuário das tecnologias, e principalmente dos jogos online, são afetados pelo ato de jogar? O desenvolvimento desta pesquisa e desta Dissertação inicialmente foram motivados por investigações como as acima propostas, que posteriormente se tornaram mais complexas. Questionar o modo de se pensar o uso das tecnologias e o pensamento sobre este uso foi o ponto de partida, mas somente tais questionamentos seriam insuficientes para compreender a virtualização, o virtual e toda a sua fecundidade. Partindo disto, pensar a formação do homem em geral influenciada, principalmente nos dias de hoje, pela prática dos jogos online norteou o núcleo deste trabalho. |
Abstract: | The relationships and social interactions that occurs through Information and Communication Technologies can be considered reals? Is there a politic, ethic or aesthetic model that need to be followed in this context, and if it exists it is similar to real world models? The users of Technologies, and mainly online gamers, are affected by the act of playing electronic games? The development of this research and dissertation was initially motivated by these investigations, and posteriorly became more complex. Questioning the way of think technology use and how to think this use were the start point, but just these questions are insufficient to comprehend the virtualization, the virtual and all your fecundity. From there, think the influences of playing games, mainly in our days, in man formation guided the core of this research. |
Palabras clave: | Filosofia Tecnologia - Serviços de informação Jogos online Informação Conhecimento Inteligência coletiva Virtual Online games Information Knowledge Coletive inteligence |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Cita: | NUNES, Daniel Salgado Galvão. Cibercultura e ciberespaço: as relações sociais nos jogos online como extensão do homem social e político. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível disoonível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.499 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.499 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18196 |
Fecha de defensa: | 30-ago-2016 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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