Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18120
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Nos passos do Mangue Beat: rastros e ecos de uma identidade cultural desde os diálogos com os estudos culturais britânicos
Autor(es): Minduri, Loianne Quintela
Primeiro orientador: Sousa, Gerson de
Primeiro membro da banca: Mahl, Marcelo Lapuente
Segundo membro da banca: Amorim, Lara Santos de
Resumo: Em uma análise fundamentada no campo teórico e interdisciplinar dos Estudos Culturais britânicos, esta dissertação de mestrado investiga a construção de identidade do movimento “Mangue Beat” a partir da coerência musical e da realidade sócio-histórica. Esta pesquisa tem por objetivo examinar a face identitária, comunicacional e social do movimento em uma análise que se pretende materialista cultural. E para compreender as coerências e contradições da identidade cultural que o movimento Mangue projeta, o estudo problematiza o seu organismo musical perante categorias analíticas delimitadas na Identidade; no Trabalho; nas Tecnologias, na Informação e na Literatura. O resultado é identificar que o movimento é político através de suas composições que refletem a realidade em que estão inseridas e revelam os conflitos da tradição no contexto contemporâneo.
Abstract: En una análisis fundamentada en el campo teórico e interdisciplinario de los Estudios Culturales británicos, esta tesis de maestria investiga la construcción de identidad del movimiento “Mangue Beat” a partir de la coherencia musical y de la realidad socio-histórica. Esta búsqueda tiene por objetivo examinar la faceta de la identidad, comunicabilidad e instancia social del movimiento en una análisis que se pretende materialista cultural. Para comprender las coherencias y contradicciones de la identidad cultural que el movimiento Mangue proyecta, el estudio problematiza su organismo musical, ante las categorias analíticas delimitadas en la Identidad; en el Trabajo; en las Tecnologias; en la Información y en la Literatura. El resultado es identificar que sus composiciones son políticas, reflejan la realidad en la cual están insertadas y revelan los conflictos de la tradición en el contexto contemporáneo.
Palavras-chave: Educação
Movimento Mangue Beat - 1990 - Pernambuco
Música popular - Recife – História
Contracultura
Mangue (Música) – Pernambuco
Música popular - Pernambuco
Mangue Beat
Estudos culturais
Materialismo cultural
Identidade cultural
Estudios culturales
Identidad cultural
Análisis cultural
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: MINDURI, Loianne Quintela. Nos passos do Mangue Beat: rastros e ecos de uma identidade cultural desde os diálogos com os estudos culturais britânicos. 2016. 222 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.249
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.249
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18120
Data de defesa: 18-Mar-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PassosMangueBeat.pdfDissertação2.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.