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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18015| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Trono Manchado de Sangue: uma perspectiva oriental sobre Macbeth |
| Autor(es): | Borges, Matheus Luciano |
| Primeiro orientador: | Campo, Mônica Brincalepe |
| Primeiro membro da banca: | Spini, Ana Paula |
| Segundo membro da banca: | Paranhos, Kátia Rodrigues |
| Resumo: | A monografia busca discutir o tema do encontro entre oriente e ocidente proporcionado pela obra adaptada de Willian Shakespeare, Macbeth, por Akira Kurosawa, no filme Trono Manchado de Sangue. O tema deste encontro, os diálogos estabelecidos, a adaptação que equilibra referências entre oriente e ocidente, possibilitou questionar o espelho com que costumamos mirar o outro, e induz a nos fazer acreditar que lidamos com a alteridade. O autor procurou aplicar e discutir os conceitos teóricos elegidos ao longo das leituras e partir para uma espécie de ensaio exploratório do tema central. A procura pelas fontes, a partir do que se tinha disponível na biblioteca, ou do material que teve de ser comprado e pesquisado na internet, foi o que o fez perceber que precisaria se contentar com certas limitações, se baseando em livros que simplesmente narravam, forneciam informações e conteúdos, preocupados com a tentativa de contar a história tal qual ela realmente aconteceu. O primeiro capítulo, apresenta a autobiografia do diretor japonês Akira Kurosawa. No segundo capítulo, são comentadas as diferenças entre Trono Manchado de Sangue e Macbeth, levando em conta o texto e o enredo de ambas as histórias, assim como as sequências de determinados acontecimentos. Para a análise também intentou discutir assuntos mais referentes à técnica da adaptação de um suporte artístico original para outro completamente distinto, e utilizou conceitos de adaptação e construção de roteiros e da intersemiótica. No terceiro e último capítulo, há uma breve discussão sobre como Akira Kurosawa revoluciona o gênero jidaigeki, e em seguida são analisadas três cenas onde o Teatro Nô tem uma participação decisiva: o primeiro contato com o espírito do bosque, que profetiza os futuros de Washizu e Miki; o diálogo entre Washizu e sua esposa Asaji, antes que o samurai mate seu senhor; e o retorno de Washizu ao bosque à procura do espírito, a quem pede conselhos sobre como prosseguir diante da ameaça do inimigo. |
| Notas: | Palavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto "PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU". |
| Palavras-chave: | Trono Manchado de Sangue Macbeth Ocidente e Oriente Cinema |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BORGES, Matheus Luciano. Trono Manchado de Sangue: uma perspectiva oriental sobre Macbeth. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18015 |
| Data de defesa: | 2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TronoManchadoSangue.pdf | TCC | 743.75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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