Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18015
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBorges, Matheus Luciano-
dc.date.accessioned2017-02-14T10:51:44Z-
dc.date.available2017-02-14T10:51:44Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBORGES, Matheus Luciano. Trono Manchado de Sangue: uma perspectiva oriental sobre Macbeth. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18015-
dc.descriptionPalavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto "PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrono Manchado de Sanguept_BR
dc.subjectMacbethpt_BR
dc.subjectOcidente e Orientept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleTrono Manchado de Sangue: uma perspectiva oriental sobre Macbethpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.referee1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee2Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA monografia busca discutir o tema do encontro entre oriente e ocidente proporcionado pela obra adaptada de Willian Shakespeare, Macbeth, por Akira Kurosawa, no filme Trono Manchado de Sangue. O tema deste encontro, os diálogos estabelecidos, a adaptação que equilibra referências entre oriente e ocidente, possibilitou questionar o espelho com que costumamos mirar o outro, e induz a nos fazer acreditar que lidamos com a alteridade. O autor procurou aplicar e discutir os conceitos teóricos elegidos ao longo das leituras e partir para uma espécie de ensaio exploratório do tema central. A procura pelas fontes, a partir do que se tinha disponível na biblioteca, ou do material que teve de ser comprado e pesquisado na internet, foi o que o fez perceber que precisaria se contentar com certas limitações, se baseando em livros que simplesmente narravam, forneciam informações e conteúdos, preocupados com a tentativa de contar a história tal qual ela realmente aconteceu. O primeiro capítulo, apresenta a autobiografia do diretor japonês Akira Kurosawa. No segundo capítulo, são comentadas as diferenças entre Trono Manchado de Sangue e Macbeth, levando em conta o texto e o enredo de ambas as histórias, assim como as sequências de determinados acontecimentos. Para a análise também intentou discutir assuntos mais referentes à técnica da adaptação de um suporte artístico original para outro completamente distinto, e utilizou conceitos de adaptação e construção de roteiros e da intersemiótica. No terceiro e último capítulo, há uma breve discussão sobre como Akira Kurosawa revoluciona o gênero jidaigeki, e em seguida são analisadas três cenas onde o Teatro Nô tem uma participação decisiva: o primeiro contato com o espírito do bosque, que profetiza os futuros de Washizu e Miki; o diálogo entre Washizu e sua esposa Asaji, antes que o samurai mate seu senhor; e o retorno de Washizu ao bosque à procura do espírito, a quem pede conselhos sobre como prosseguir diante da ameaça do inimigo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration69pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TronoManchadoSangue.pdfTCC743.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.