Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18015Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Borges, Matheus Luciano | - |
| dc.date.accessioned | 2017-02-14T10:51:44Z | - |
| dc.date.available | 2017-02-14T10:51:44Z | - |
| dc.date.issued | 2015 | - |
| dc.identifier.citation | BORGES, Matheus Luciano. Trono Manchado de Sangue: uma perspectiva oriental sobre Macbeth. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18015 | - |
| dc.description | Palavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto "PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU". | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Trono Manchado de Sangue | pt_BR |
| dc.subject | Macbeth | pt_BR |
| dc.subject | Ocidente e Oriente | pt_BR |
| dc.subject | Cinema | pt_BR |
| dc.title | Trono Manchado de Sangue: uma perspectiva oriental sobre Macbeth | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
| dc.contributor.referee1 | Spini, Ana Paula | - |
| dc.contributor.referee2 | Paranhos, Kátia Rodrigues | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A monografia busca discutir o tema do encontro entre oriente e ocidente proporcionado pela obra adaptada de Willian Shakespeare, Macbeth, por Akira Kurosawa, no filme Trono Manchado de Sangue. O tema deste encontro, os diálogos estabelecidos, a adaptação que equilibra referências entre oriente e ocidente, possibilitou questionar o espelho com que costumamos mirar o outro, e induz a nos fazer acreditar que lidamos com a alteridade. O autor procurou aplicar e discutir os conceitos teóricos elegidos ao longo das leituras e partir para uma espécie de ensaio exploratório do tema central. A procura pelas fontes, a partir do que se tinha disponível na biblioteca, ou do material que teve de ser comprado e pesquisado na internet, foi o que o fez perceber que precisaria se contentar com certas limitações, se baseando em livros que simplesmente narravam, forneciam informações e conteúdos, preocupados com a tentativa de contar a história tal qual ela realmente aconteceu. O primeiro capítulo, apresenta a autobiografia do diretor japonês Akira Kurosawa. No segundo capítulo, são comentadas as diferenças entre Trono Manchado de Sangue e Macbeth, levando em conta o texto e o enredo de ambas as histórias, assim como as sequências de determinados acontecimentos. Para a análise também intentou discutir assuntos mais referentes à técnica da adaptação de um suporte artístico original para outro completamente distinto, e utilizou conceitos de adaptação e construção de roteiros e da intersemiótica. No terceiro e último capítulo, há uma breve discussão sobre como Akira Kurosawa revoluciona o gênero jidaigeki, e em seguida são analisadas três cenas onde o Teatro Nô tem uma participação decisiva: o primeiro contato com o espírito do bosque, que profetiza os futuros de Washizu e Miki; o diálogo entre Washizu e sua esposa Asaji, antes que o samurai mate seu senhor; e o retorno de Washizu ao bosque à procura do espírito, a quem pede conselhos sobre como prosseguir diante da ameaça do inimigo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 69 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TronoManchadoSangue.pdf | TCC | 743.75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
