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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
metadata.dc.creator: Ramos, Kelly da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Barros, Carla Miucci Ferraresi de
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Mara Regina do
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Paulo Sérgio da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo faz uma análise crítica investigativa sobre o ensino de História na década de 70 na cidade de Uberlândia (MG), no Colégio popularmente chamado de “Museu”, tendo em vista a Reforma Educacional ocorrida em 1971, cujo aparato legal foi a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 5.692/71. Faz parte da abordagem deste trabalho tocar em alguns pontos da conjuntura política e social dos anos de 1970, da política educacional brasileira neste período e da respectiva legislação com enfoque no ensino de História. A metodologia usada está pautada em pesquisa de arquivo do colégio Museu e em referências bibliográficas, além dos diários emprestados por algumas professoras da época. Confrontou-se essas fontes oficiais com outras, como entrevista feita com uma ex-professora e uma ex-aluna no período pesquisado, para verificar até que ponto ocorria a aplicação da LDB 5.692/71 e em que termos isso ocorria. Entendeu-se, portanto, que o currículo vivido e seus conteúdos pertinentes remetem aos conhecimentos que são propostos pelo planejamento pedagógico do Estado, entendimento do professorado e as determinações de normas, como a LDB de 1971, para que fosse estabelecido o processo de formação de mão de obra para o mercado de trabalho, sem ao menos referenciar críticas à política vigente da época.
Abstract: This study is an investigative critical analysis of the teaching of history in the 70s in Uberlândia (MG), the College popularly called "Museu", with a view to Education Reform occurred in 1971, which was the legal apparatus of Law LDB 5.692/71. Part of the approach of this work touches on some points of political and social climate of the 1970s, the Brazilian educational policy in this period and its law with a focus on teaching history. The methodology is grounded in archival research of the college and museum references in addition to the daily borrowed by some teachers of the time. Confronted with other oficial sources such as interview with a former teacher and a former student in the period surveyed, to see to what extent the application occurred LDB 5.692/71 and on what terms this occurred. It was understood, however, that the curriculum is lived and its contents refer to the relevant knowledge that is proposed by the State educational planning, understanding of the teaching and the determinations of standards such as LDB 1971, so that the formation process was established labor to the labor market, without even referencing criticism of the current political season.
Keywords: Lei de Diretrizes e Bases
Ensino de História
Currículo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: RAMOS, Kelly da Silva. O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17993
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - História

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