Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17993
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRamos, Kelly da Silva-
dc.date.accessioned2017-02-09T10:41:58Z-
dc.date.available2017-02-09T10:41:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRAMOS, Kelly da Silva. O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17993-
dc.description.abstractThis study is an investigative critical analysis of the teaching of history in the 70s in Uberlândia (MG), the College popularly called "Museu", with a view to Education Reform occurred in 1971, which was the legal apparatus of Law LDB 5.692/71. Part of the approach of this work touches on some points of political and social climate of the 1970s, the Brazilian educational policy in this period and its law with a focus on teaching history. The methodology is grounded in archival research of the college and museum references in addition to the daily borrowed by some teachers of the time. Confronted with other oficial sources such as interview with a former teacher and a former student in the period surveyed, to see to what extent the application occurred LDB 5.692/71 and on what terms this occurred. It was understood, however, that the curriculum is lived and its contents refer to the relevant knowledge that is proposed by the State educational planning, understanding of the teaching and the determinations of standards such as LDB 1971, so that the formation process was established labor to the labor market, without even referencing criticism of the current political season.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Basespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Carla Miucci Ferraresi de-
dc.contributor.referee1Nascimento, Mara Regina do-
dc.contributor.referee2Silva, Paulo Sérgio da-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo faz uma análise crítica investigativa sobre o ensino de História na década de 70 na cidade de Uberlândia (MG), no Colégio popularmente chamado de “Museu”, tendo em vista a Reforma Educacional ocorrida em 1971, cujo aparato legal foi a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 5.692/71. Faz parte da abordagem deste trabalho tocar em alguns pontos da conjuntura política e social dos anos de 1970, da política educacional brasileira neste período e da respectiva legislação com enfoque no ensino de História. A metodologia usada está pautada em pesquisa de arquivo do colégio Museu e em referências bibliográficas, além dos diários emprestados por algumas professoras da época. Confrontou-se essas fontes oficiais com outras, como entrevista feita com uma ex-professora e uma ex-aluna no período pesquisado, para verificar até que ponto ocorria a aplicação da LDB 5.692/71 e em que termos isso ocorria. Entendeu-se, portanto, que o currículo vivido e seus conteúdos pertinentes remetem aos conhecimentos que são propostos pelo planejamento pedagógico do Estado, entendimento do professorado e as determinações de normas, como a LDB de 1971, para que fosse estabelecido o processo de formação de mão de obra para o mercado de trabalho, sem ao menos referenciar críticas à política vigente da época.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoHistóriaColégio.pdfTCC6.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.