Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17870
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os conhecimentos prévios no letramento literário
Autor(es): Silva, Josiane Tavares
Primeiro orientador: Gama-Khalil, Marisa Martins
Primeiro membro da banca: Santos, João Bôsco Cabral dos
Segundo membro da banca: Fernandes Júnior, Antônio
Resumo: Esta pesquisa investiga a construção de leituras singulares com a estimulação da criatividade e observando o papel dos conhecimentos prévios nessas leituras, em atividades de aula de literatura desenvolvidas a partir do letramento literário. Para essa investigação, procedemos ao estudo de algumas abordagens teóricas sobre letramento, letramento literário e conhecimento prévio, bem como, a um estudo de campo realizado com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública periférica. Para a coleta e a análise de dados do estudo de campo, aplicamos questionário sobre práticas de literatura e testes de habilidades de leitura, além de realizarmos aulas com a prática do letramento literário, a partir da qual obtivemos dos alunos as seguintes produções: reconto de Chapeuzinho Vermelho, criação de personagem investigativo, questões sobre conhecimentos prévios acerca de assuntos em questão. Esta pesquisa realiza uma observação do contexto cultural literário a que os alunos estão expostos e uma comparação entre as práticas de literatura de dois dos alunos pesquisados. Como orientações metodológicas temos principalmente a interpretativa, com a utilização da verificação quantitativa de alguns dados; a abordagem dialética, analisando o problema em aspectos mais amplos do que o cotidiano de sala de aula e o método de procedimento de pesquisa-ação, que possibilitou à professora agir investigando um problema da realidade de seu ambiente de docência no processo de ensino-aprendizagem. Buscamos compreender melhor o contexto cultural literário em que os alunos estão inseridos, que representaria um pouco de seus conhecimentos prévios, e apreender o papel dos conhecimentos prévios dos alunos no letramento literário.
Abstract: The present research investigates the construction of singular readings with the stimulation of creativity, noting the role of previous knowledge in these readings in literature class of activities from the literary literacy. In order to carry out the proposed investigation, we proceed to the study of some theoretical approaches to literacy, literary literacy and previous knowledge, as well as a field of study with students of the 8th grade of elementary school in a peripheral public school. During lessons, we applied questionnaire on literature practices and tests of reading skills, and we realized lessons from the practice of literary literacy, from which we obtained the following productions of the students: retelling Little Red Riding Hood, creating investigative character, questions about previous knowledge about matters at hand. This research conducts an observation of literary cultural context to which students are exposed and a comparison of the literature practices of two of the students surveyed. As methodological guidelines have mainly interpretive, using the quantitative analysis of certain data; the dialectical approach, analyzing the problem in broader aspects of the classroom everyday and the method of action research procedure, which allowed the teacher to act investigating a problem of reality of their teaching environment in the teaching-learning process . We seek to better understand the literary cultural context in which students are entered, which would represent a bit of their previous knowledge, and understand the role of previous knowledge of students in literary literacy
Palavras-chave: Literatura
Literatura - Estudo e ensino
Letramento
Aula de literatura
Letramento literário
Conhecimento prévio
Literature lesson
Literary literacy
Previous knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: SILVA, Josiane Tavares. Os conhecimentos prévios no letramento literário. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.537
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.537
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17870
Data de defesa: 16-Dez-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConhecimentosPreviosLetramento.pdfDissertação737.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.