Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Josiane Tavares-
dc.date.accessioned2016-10-19T12:56:11Z-
dc.date.available2016-10-19T12:56:11Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Josiane Tavares. Os conhecimentos prévios no letramento literário. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.537pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17870-
dc.description.abstractThe present research investigates the construction of singular readings with the stimulation of creativity, noting the role of previous knowledge in these readings in literature class of activities from the literary literacy. In order to carry out the proposed investigation, we proceed to the study of some theoretical approaches to literacy, literary literacy and previous knowledge, as well as a field of study with students of the 8th grade of elementary school in a peripheral public school. During lessons, we applied questionnaire on literature practices and tests of reading skills, and we realized lessons from the practice of literary literacy, from which we obtained the following productions of the students: retelling Little Red Riding Hood, creating investigative character, questions about previous knowledge about matters at hand. This research conducts an observation of literary cultural context to which students are exposed and a comparison of the literature practices of two of the students surveyed. As methodological guidelines have mainly interpretive, using the quantitative analysis of certain data; the dialectical approach, analyzing the problem in broader aspects of the classroom everyday and the method of action research procedure, which allowed the teacher to act investigating a problem of reality of their teaching environment in the teaching-learning process . We seek to better understand the literary cultural context in which students are entered, which would represent a bit of their previous knowledge, and understand the role of previous knowledge of students in literary literacypt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAula de literaturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectConhecimento préviopt_BR
dc.subjectLiterature lessonpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectPrevious knowledgept_BR
dc.titleOs conhecimentos prévios no letramento literáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gama-Khalil, Marisa Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, João Bôsco Cabral dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes Júnior, Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706154Z0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207764P6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a construção de leituras singulares com a estimulação da criatividade e observando o papel dos conhecimentos prévios nessas leituras, em atividades de aula de literatura desenvolvidas a partir do letramento literário. Para essa investigação, procedemos ao estudo de algumas abordagens teóricas sobre letramento, letramento literário e conhecimento prévio, bem como, a um estudo de campo realizado com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública periférica. Para a coleta e a análise de dados do estudo de campo, aplicamos questionário sobre práticas de literatura e testes de habilidades de leitura, além de realizarmos aulas com a prática do letramento literário, a partir da qual obtivemos dos alunos as seguintes produções: reconto de Chapeuzinho Vermelho, criação de personagem investigativo, questões sobre conhecimentos prévios acerca de assuntos em questão. Esta pesquisa realiza uma observação do contexto cultural literário a que os alunos estão expostos e uma comparação entre as práticas de literatura de dois dos alunos pesquisados. Como orientações metodológicas temos principalmente a interpretativa, com a utilização da verificação quantitativa de alguns dados; a abordagem dialética, analisando o problema em aspectos mais amplos do que o cotidiano de sala de aula e o método de procedimento de pesquisa-ação, que possibilitou à professora agir investigando um problema da realidade de seu ambiente de docência no processo de ensino-aprendizagem. Buscamos compreender melhor o contexto cultural literário em que os alunos estão inseridos, que representaria um pouco de seus conhecimentos prévios, e apreender o papel dos conhecimentos prévios dos alunos no letramento literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.537por
dc.orcid.putcode81766171-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentosPreviosLetramento.pdfDissertação737.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.