Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17844
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Intervenção mediacional e promoção da saúde: um estudo com crianças pré-escolares
metadata.dc.creator: Moreira, Kéllen Campos Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Celia, Vectore
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Ruben de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa objetivando avaliar o conhecimento de seis crianças préescolares, com idade de três e quatro anos, sobre temas de saúde antes e após a participação de cada uma delas em duas oficinas lúdicas, de aproximadamente 30 minutos cada, a partir da perspectiva da intervenção mediacional, em uma pré-escola filantrópica, no município de Uberlândia - MG. Para tanto, foram elaborados nove histórias infantis e jogos, a partir de tópicos e temáticas relativos à promoção da saúde, priorizados pelo Ministério da Saúde. Os dados obtidos se deram por meio de vídeo gravações e do portfólio realizado pelas crianças nas oficinas, conforme os cinco critérios universais de mediação: focalização, mediação de significado, expansão, recompensa e regulação de comportamento, desenvolvidos por Feuerstein e colaboradores (1980) e, contidos no Programa MISC- Mediated Intervetion for Sensitizing Caregivers. Os dados oriundos das oficinas realizadas com as crianças demonstram a pertinência da intervenção mediacional para a Promoção da Saúde e, uma maior apropriação pelas crianças, dos conceitos de saúde trabalhados durante as intervenções. Contudo, devido ao tamanho reduzido da amostra, novos estudos deveriam ser empreendidos, de modo a consolidar a pertinência da intervenção mediacional na aprendizagem de crianças pequenas, quanto aos temas de saúde. As alterações analisadas por meio das falas das crianças, durante as oficinas, quanto aos elementos promotores da saúde, permitem considerar sua efetividade.
Abstract: This is a qualitative research to evaluate the knowledge of six preschool children, aged three and four years, on health themes before and after their participation of each of them in two playful workshops of approximately 30 minutes each, from the perspective of mediational intervention in a philanthropic preschool, in Uberlândia - MG. For that, developed nine children's stories and games, from topics and themes related to health promotion, prioritized by the Ministry of Health. The data is given through video recordings and portfolio performed by children in workshops, as the five universal criteria of mediation: focus, mediation of meaning, expansion, reward and behavior regulation, developed by Feuerstein and colleagues (1980), and contained in MISC- Program Mediated intervetion for Sensitizing Caregivers. Data from the workshops with the children demonstrate the relevance of mediational intervention for Health Promotion and greater ownership by children, health concepts developed during interventions. However, due to small sample size, further studies should be undertaken in order to consolidate the relevance of mediational intervention in the learning of young children, as to health themes. Changes analyzed through the words of children, during the workshops, as the promoter elements of health, possible to consider its effectiveness.
Keywords: Psicologia
Educação pré-escolar - Psicologia
Saúde - Orientação
Ludoterapia
Intervenção mediacional
Recursos mediacionais lúdicos
Crianças pré-escolares
Promoção da saúde
Mediational intervention
Ludic mediational resources
Pre-school children
Health promotion
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: MOREIRA, Kéllen Campos Castro. Intervenção mediacional e promoção da saúde: um estudo com crianças pré-escolares. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17844
Issue Date: 19-Sep-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntervencaoMediacionalPromocao.pdfDissertação3.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.