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dc.creatorMoreira, Kéllen Campos Castro-
dc.date.accessioned2016-10-05T18:37:33Z-
dc.date.available2016-10-05T18:37:33Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.identifier.citationMOREIRA, Kéllen Campos Castro. Intervenção mediacional e promoção da saúde: um estudo com crianças pré-escolares. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.526pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17844-
dc.description.abstractThis is a qualitative research to evaluate the knowledge of six preschool children, aged three and four years, on health themes before and after their participation of each of them in two playful workshops of approximately 30 minutes each, from the perspective of mediational intervention in a philanthropic preschool, in Uberlândia - MG. For that, developed nine children's stories and games, from topics and themes related to health promotion, prioritized by the Ministry of Health. The data is given through video recordings and portfolio performed by children in workshops, as the five universal criteria of mediation: focus, mediation of meaning, expansion, reward and behavior regulation, developed by Feuerstein and colleagues (1980), and contained in MISC- Program Mediated intervetion for Sensitizing Caregivers. Data from the workshops with the children demonstrate the relevance of mediational intervention for Health Promotion and greater ownership by children, health concepts developed during interventions. However, due to small sample size, further studies should be undertaken in order to consolidate the relevance of mediational intervention in the learning of young children, as to health themes. Changes analyzed through the words of children, during the workshops, as the promoter elements of health, possible to consider its effectiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - Psicologiapt_BR
dc.subjectSaúde - Orientaçãopt_BR
dc.subjectLudoterapiapt_BR
dc.subjectIntervenção mediacionalpt_BR
dc.subjectRecursos mediacionais lúdicospt_BR
dc.subjectCrianças pré-escolarespt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectMediational interventionpt_BR
dc.subjectLudic mediational resourcespt_BR
dc.subjectPre-school childrenpt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.titleIntervenção mediacional e promoção da saúde: um estudo com crianças pré-escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vectore, Celia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763868A4pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Ruben de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702589U8pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581P8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474507H5pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa qualitativa objetivando avaliar o conhecimento de seis crianças préescolares, com idade de três e quatro anos, sobre temas de saúde antes e após a participação de cada uma delas em duas oficinas lúdicas, de aproximadamente 30 minutos cada, a partir da perspectiva da intervenção mediacional, em uma pré-escola filantrópica, no município de Uberlândia - MG. Para tanto, foram elaborados nove histórias infantis e jogos, a partir de tópicos e temáticas relativos à promoção da saúde, priorizados pelo Ministério da Saúde. Os dados obtidos se deram por meio de vídeo gravações e do portfólio realizado pelas crianças nas oficinas, conforme os cinco critérios universais de mediação: focalização, mediação de significado, expansão, recompensa e regulação de comportamento, desenvolvidos por Feuerstein e colaboradores (1980) e, contidos no Programa MISC- Mediated Intervetion for Sensitizing Caregivers. Os dados oriundos das oficinas realizadas com as crianças demonstram a pertinência da intervenção mediacional para a Promoção da Saúde e, uma maior apropriação pelas crianças, dos conceitos de saúde trabalhados durante as intervenções. Contudo, devido ao tamanho reduzido da amostra, novos estudos deveriam ser empreendidos, de modo a consolidar a pertinência da intervenção mediacional na aprendizagem de crianças pequenas, quanto aos temas de saúde. As alterações analisadas por meio das falas das crianças, durante as oficinas, quanto aos elementos promotores da saúde, permitem considerar sua efetividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration162pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.526pt_BR
dc.orcid.putcode81766338-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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