Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17843
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise da eficácia de treinamento à distância no ambiente corporativo
Autor: Fernandes, Marília Carneiro
Primer orientador: Gomide Junior, Sinesio
Primer miembro de la banca: Oliveira, Áurea de Fátima
Segundo miembro de la banca: Moriguchi, Stella Naomi
Tercer miembro de la banca: Veiga, Heila Magali da Silva
Resumen: Este estudo analisou o modelo de avaliação dos conhecimentos adquiridos através da formação à distância de uma empresa de telecomunicações na cidade de Uberlândia - MG. Para isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o ganho de conhecimento comparando as notas obtidas no pré-teste e pós-teste respondidas por empregados durante o curso e avaliar, através de um questionário no final da formação em educação a distância, grau de satisfação dos funcionários da empresa com o novo projeto da organização. O primeiro objetivo foi analisar banco de dados da empresa com 14,028 participantes. Como era uma grande população, este número foi dividido pelo número de cursos (14) para uma amostra total de 1.002 participantes. Na avaliação dos questionários, que era o segundo objetivo deste estudo, a amostra foi de 343 participantes. Para avaliar o ganho de conhecimento comparando as notas obtidas no pré e pós-teste, foi feito um teste T de notas pré e pós-teste no sistema SPSS. Os resultados mostraram um conhecimento de ganho em todos os cursos. Na avaliação dos questionários, os resultados mostraram que apesar de ser uma nova metodologia, os cursos em EAD agradou a maioria dos funcionários, fazendo com que estes bem avaliassem não só o programa, mas também a organização pela iniciativa.
Abstract: This study analyzed the valuation model of knowledge acquired through distance training of a telecommunications company in the city of Uberlandia - MG. For this, the present study aimed to evaluate the gain of knowledge comparing the marks obtained in the pretest and posttest answered by employees during the course and evaluate, through a questionnaire at the end of training in distance education, degree of satisfaction of employees with the new organization design. The first objective was to analyze the company's database with 14.028 participants. As was a large population, this number was divided by the number of courses (14) for a total sample of 1,002 participants. In the evaluation of the questionnaires, which was the second objective of this study, the sample was 343 participants. To evaluate the gain of knowledge comparing the marks obtained in the pre and post-test, he was made a T test notes pre and post-test in the SPSS system. The results showed a gain of knowledge in all courses. In the evaluation of the questionnaires, the results showed that despite being a new methodology, the courses in distance education liked most employees, making them well- evaluate not only the program but also the organization for the initiative.
Palabras clave: Psicologia
Ensino a distância
Formação profissional
Psicologia educacional
Treinamento
EAD
Conhecimento
Training
Distance education
Knowledge
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: FERNANDES, Marília Carneiro. Análise da eficácia de treinamento à distância no ambiente corporativo. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.464
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.464
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17843
Fecha de defensa: 18-ago-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseEficaciaTreinamento.pdfDissertação1.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.