Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17843
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Análise da eficácia de treinamento à distância no ambiente corporativo
metadata.dc.creator: Fernandes, Marília Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomide Junior, Sinésio
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Áurea de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Moriguchi, Stella Naomi
metadata.dc.contributor.referee3: Veiga, Heila Magali da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou o modelo de avaliação dos conhecimentos adquiridos através da formação à distância de uma empresa de telecomunicações na cidade de Uberlândia - MG. Para isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o ganho de conhecimento comparando as notas obtidas no pré-teste e pós-teste respondidas por empregados durante o curso e avaliar, através de um questionário no final da formação em educação a distância, grau de satisfação dos funcionários da empresa com o novo projeto da organização. O primeiro objetivo foi analisar banco de dados da empresa com 14,028 participantes. Como era uma grande população, este número foi dividido pelo número de cursos (14) para uma amostra total de 1.002 participantes. Na avaliação dos questionários, que era o segundo objetivo deste estudo, a amostra foi de 343 participantes. Para avaliar o ganho de conhecimento comparando as notas obtidas no pré e pós-teste, foi feito um teste T de notas pré e pós-teste no sistema SPSS. Os resultados mostraram um conhecimento de ganho em todos os cursos. Na avaliação dos questionários, os resultados mostraram que apesar de ser uma nova metodologia, os cursos em EAD agradou a maioria dos funcionários, fazendo com que estes bem avaliassem não só o programa, mas também a organização pela iniciativa.
Abstract: This study analyzed the valuation model of knowledge acquired through distance training of a telecommunications company in the city of Uberlandia - MG. For this, the present study aimed to evaluate the gain of knowledge comparing the marks obtained in the pretest and posttest answered by employees during the course and evaluate, through a questionnaire at the end of training in distance education, degree of satisfaction of employees with the new organization design. The first objective was to analyze the company's database with 14.028 participants. As was a large population, this number was divided by the number of courses (14) for a total sample of 1,002 participants. In the evaluation of the questionnaires, which was the second objective of this study, the sample was 343 participants. To evaluate the gain of knowledge comparing the marks obtained in the pre and post-test, he was made a T test notes pre and post-test in the SPSS system. The results showed a gain of knowledge in all courses. In the evaluation of the questionnaires, the results showed that despite being a new methodology, the courses in distance education liked most employees, making them well- evaluate not only the program but also the organization for the initiative.
Keywords: Psicologia
Ensino a distância
Formação profissional
Psicologia educacional
Treinamento
EAD
Conhecimento
Training
Distance education
Knowledge
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: FERNANDES, Marília Carneiro. Análise da eficácia de treinamento à distância no ambiente corporativo. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17843
Issue Date: 18-Aug-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseEficaciaTreinamento.pdfDissertação1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.