Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17801
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
Autor: Dionísio, Ana Maria Pereira
Primer orientador: Vectore, Celia
Primer miembro de la banca: Souza, Cirlei Evangelista Silva
Segundo miembro de la banca: Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
Resumen: O presente trabalho teve como objetivo construir e avaliar uma proposta de intervenção mediacional junto a crianças pré-escolares, por meio de oficinas de leitura e escrita no Sistema Braille. A proposta está fundamentada nos conceitos de Vigotski sobre a defectologia e na abordagem relativa à Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM), desenvolvida por Feuerstein. Para a realização da pesquisa foram elaboradas dez oficinas mediacionais, nas quais se desenvolveu um trabalho com a leitura de uma história infantil e a partir dela atividades de leitura e de escrita no Sistema Braille. As oficinas aconteceram dentro na sala de Educação Infantil da própria instituição. Participaram do estudo quatro crianças cegas, de seis e sete anos de uma instituição que atende pessoas com deficiência visual, na cidade de Uberaba/MG, além de suas mães e da professora responsável pela sala em que elas estudam. Durante as oficinas, as crianças mostraram-se interessadas em participar e nas atividades de leitura e escrita em Braille. Consideramos que os dados construídos ao longo da pesquisa não sejam suficientes para estabelecer uma generalização, devido ao número reduzido de participantes. No entanto, ao final das oficinas e com a avaliação das respostas dos participantes pode-se inferir a pertinência da proposta, pois além do interesse demonstrado e a solicitação das crianças de que houvesse mais atividades como aquelas, percebeu-se maior fluência na leitura e maior desenvoltura na escrita.
Abstract: This study aimed to construct and evaluate a proposed mediational intervention with preschool children through reading workshops and writing in Braille system. The proposal is based on the concepts of Vygotsky on defectology and approach to the Mediated Learning Experience (MLE) developed by Feuerstein. For the research were drawn up ten Mediational workshops, in which they developed a work by reading a children's story and from her reading activities and writing in Braille system. The workshops took place within in kindergarten room of the institution. Study participants were four blind children, six and seven years in an institution that assists visually impaired people in the city of Uberaba / MG, and their mothers and the teacher responsible for the room in which they study. During the workshops, the children showed interest in participating in the activities of reading and writing in Braille. We believe that the data built during the research are not sufficient to establish a generalization, due to the small number of participants. However, at the end of the workshops and the assessment of participants' responses can infer the relevance of the proposal, because in addition to the interest shown and the request of the children there were more activities like that, it was noticed greater fluency in reading and greater ease in writing.
Palabras clave: Psicologia
Deficientes visuais
Braille (Sistema de escrita)
Cegos - Sistemas de impressão e escrita
Intervenção mediacional
Braille
Mediational intervention
Visually impaired
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: DIONISIO, Ana Maria Pereira. Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17801
Fecha de defensa: 1-jun-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IntervençãoMediacionalAprendizagem.pdfDissertação972.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.