Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDionísio, Ana Maria Pereira-
dc.date.accessioned2016-09-30T18:58:19Z-
dc.date.available2016-09-30T18:58:19Z-
dc.date.issued2016-06-01-
dc.identifier.citationDIONISIO, Ana Maria Pereira. Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17801-
dc.description.abstractThis study aimed to construct and evaluate a proposed mediational intervention with preschool children through reading workshops and writing in Braille system. The proposal is based on the concepts of Vygotsky on defectology and approach to the Mediated Learning Experience (MLE) developed by Feuerstein. For the research were drawn up ten Mediational workshops, in which they developed a work by reading a children's story and from her reading activities and writing in Braille system. The workshops took place within in kindergarten room of the institution. Study participants were four blind children, six and seven years in an institution that assists visually impaired people in the city of Uberaba / MG, and their mothers and the teacher responsible for the room in which they study. During the workshops, the children showed interest in participating in the activities of reading and writing in Braille. We believe that the data built during the research are not sufficient to establish a generalization, due to the small number of participants. However, at the end of the workshops and the assessment of participants' responses can infer the relevance of the proposal, because in addition to the interest shown and the request of the children there were more activities like that, it was noticed greater fluency in reading and greater ease in writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectBraille (Sistema de escrita)pt_BR
dc.subjectCegos - Sistemas de impressão e escritapt_BR
dc.subjectIntervenção mediacionalpt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectMediational interventionpt_BR
dc.subjectVisually impairedpt_BR
dc.titleIntervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vectore, Celia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763868A4pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cirlei Evangelista Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768606A2pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581P8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4671090H7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo construir e avaliar uma proposta de intervenção mediacional junto a crianças pré-escolares, por meio de oficinas de leitura e escrita no Sistema Braille. A proposta está fundamentada nos conceitos de Vigotski sobre a defectologia e na abordagem relativa à Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM), desenvolvida por Feuerstein. Para a realização da pesquisa foram elaboradas dez oficinas mediacionais, nas quais se desenvolveu um trabalho com a leitura de uma história infantil e a partir dela atividades de leitura e de escrita no Sistema Braille. As oficinas aconteceram dentro na sala de Educação Infantil da própria instituição. Participaram do estudo quatro crianças cegas, de seis e sete anos de uma instituição que atende pessoas com deficiência visual, na cidade de Uberaba/MG, além de suas mães e da professora responsável pela sala em que elas estudam. Durante as oficinas, as crianças mostraram-se interessadas em participar e nas atividades de leitura e escrita em Braille. Consideramos que os dados construídos ao longo da pesquisa não sejam suficientes para estabelecer uma generalização, devido ao número reduzido de participantes. No entanto, ao final das oficinas e com a avaliação das respostas dos participantes pode-se inferir a pertinência da proposta, pois além do interesse demonstrado e a solicitação das crianças de que houvesse mais atividades como aquelas, percebeu-se maior fluência na leitura e maior desenvoltura na escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355pt_BR
dc.orcid.putcode81766340-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntervençãoMediacionalAprendizagem.pdfDissertação972.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.