Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17794
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O tema água no ensino de ciências: uma proposta didático pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicos
Autor: Dias, Priscila Franco
Primer orientador: Auth, Milton Antônio
Primer miembro de la banca: Longhini, Iara Maria Mora
Segundo miembro de la banca: Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Resumen: A Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, interferindo nas aparências e nas relações sociais, o que requer da população conhecimentos, habilidades e ações para intervir de forma consciente e responsável no novo cenário sociocultural. O Ensino de Ciências pode se tornar um grande aliado na tarefa de alfabetizar e/ou capacitar os estudantes para viverem de forma consciente e crítica em um mundo cada dia mais influenciado por aspectos científicos e tecnológicos. O intuito da dissertação foi elaborar uma proposta didático-pedagógica para aulas de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental, com base no “Tema Gerador: A Água e o seu Tratamento”, envolvendo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos. Tal proposta é constituída por uma Unidade Curricular composta por sete módulos de ensino contendo tópicos relacionados ao Tema Gerador. Os módulos foram elaborados e desenvolvidos com quatro turmas de 6º ano em doze horas/aula por turma, envolvendo um total aproximado de 120 discentes. Para a interpretação dos conteúdos resultantes do desenvolvimento dos módulos temáticos com os estudantes foram criadas cinco categorias de análise. Diante dos resultados, é possível concluir que, para o sucesso das práticas pedagógicas no ambiente escolar é necessário que o professor assuma o querer ensinar de forma significativa e que elabore atividades que de fato reconheça e inclua o aluno como um sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem. Com atividades que levem os estudantes a se reconhecerem como atores principais do processo, elaborando práticas fundamentadas nos conhecimentos prévios e nas suas especificidades de aprendizagem, estarão reconhecendo a Ciências em suas vidas, aprendendo a serem reflexivos e conscientes de suas atitudes acerca do mundo do qual são parte integrante.
Abstract: Science and technology are increasingly present in society’s everyday living, interfering with the appearance and social relationships, which requires from the population: knowledge, skills and actions to intervene consciously and responsibly in the new socio-cultural setting. The science education might become a great ally in the task of literacy and / or enable students to live consciously and critically in a world even more influenced by scientific and technological aspects. The aim of the dissertation is to develop a didactic-pedagogic proposal for science classes of the 6th year of elementary school, based on the "Generator Theme: Water and its treatment", involving the dynamics of the Three Pedagogic Moments. Such proposal consists of a Course which embraces seven teaching modules containing topics related to Generator Theme. The modules were designed and developed with four student groups of 6th year in twelve hours / class per group, with a total of approximately 120 students. The interpretation of the developed content, resulting from the thematic modules with students, led to the creation of five analysis categories. Considering the results, it is possible to conclude it is necessary, for successful teaching practices in the school environment, that the teachers embrace the aim of teaching in a meaningful way, drawing up activities that really recognize and include the student as an active subject of the educational and learning process. The use of activities that lead students to recognize themselves as main process actors, developing practices based on previous knowledge and on their specific learning, results in a situation which they will recognize the science in their lives, learn to be reflective and aware of their attitudes about the world where they live.
Palabras clave: Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino (fundamental)
Livros didáticos - Ciência (ensino fundamental)
Água
Ensino de ciências
Proposta didática
Três momentos pedagógicos
Science education
Didactic proposal
Three pedagogic moments
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: DIAS, Priscila Franco. O tema água no ensino de ciências : uma proposta didático pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicos. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.332
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.332
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17794
Fecha de defensa: 18-may-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TemaAguaEnsino.pdfDissertação4.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.