Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17794
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDias, Priscila Franco-
dc.date.accessioned2016-09-28T12:32:10Z-
dc.date.available2016-09-28T12:32:10Z-
dc.date.issued2016-05-18-
dc.identifier.citationDIAS, Priscila Franco. O tema água no ensino de ciências : uma proposta didático pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicos. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.332pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17794-
dc.description.abstractScience and technology are increasingly present in society’s everyday living, interfering with the appearance and social relationships, which requires from the population: knowledge, skills and actions to intervene consciously and responsibly in the new socio-cultural setting. The science education might become a great ally in the task of literacy and / or enable students to live consciously and critically in a world even more influenced by scientific and technological aspects. The aim of the dissertation is to develop a didactic-pedagogic proposal for science classes of the 6th year of elementary school, based on the "Generator Theme: Water and its treatment", involving the dynamics of the Three Pedagogic Moments. Such proposal consists of a Course which embraces seven teaching modules containing topics related to Generator Theme. The modules were designed and developed with four student groups of 6th year in twelve hours / class per group, with a total of approximately 120 students. The interpretation of the developed content, resulting from the thematic modules with students, led to the creation of five analysis categories. Considering the results, it is possible to conclude it is necessary, for successful teaching practices in the school environment, that the teachers embrace the aim of teaching in a meaningful way, drawing up activities that really recognize and include the student as an active subject of the educational and learning process. The use of activities that lead students to recognize themselves as main process actors, developing practices based on previous knowledge and on their specific learning, results in a situation which they will recognize the science in their lives, learn to be reflective and aware of their attitudes about the world where they live.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensino (fundamental)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Ciência (ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectDidactic proposalpt_BR
dc.subjectThree pedagogic momentspt_BR
dc.titleO tema água no ensino de ciências: uma proposta didático pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Auth, Milton Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3pt_BR
dc.contributor.referee1Longhini, Iara Maria Mora-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9pt_BR
dc.contributor.referee2Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776786A1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4411709D4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, interferindo nas aparências e nas relações sociais, o que requer da população conhecimentos, habilidades e ações para intervir de forma consciente e responsável no novo cenário sociocultural. O Ensino de Ciências pode se tornar um grande aliado na tarefa de alfabetizar e/ou capacitar os estudantes para viverem de forma consciente e crítica em um mundo cada dia mais influenciado por aspectos científicos e tecnológicos. O intuito da dissertação foi elaborar uma proposta didático-pedagógica para aulas de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental, com base no “Tema Gerador: A Água e o seu Tratamento”, envolvendo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos. Tal proposta é constituída por uma Unidade Curricular composta por sete módulos de ensino contendo tópicos relacionados ao Tema Gerador. Os módulos foram elaborados e desenvolvidos com quatro turmas de 6º ano em doze horas/aula por turma, envolvendo um total aproximado de 120 discentes. Para a interpretação dos conteúdos resultantes do desenvolvimento dos módulos temáticos com os estudantes foram criadas cinco categorias de análise. Diante dos resultados, é possível concluir que, para o sucesso das práticas pedagógicas no ambiente escolar é necessário que o professor assuma o querer ensinar de forma significativa e que elabore atividades que de fato reconheça e inclua o aluno como um sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem. Com atividades que levem os estudantes a se reconhecerem como atores principais do processo, elaborando práticas fundamentadas nos conhecimentos prévios e nas suas especificidades de aprendizagem, estarão reconhecendo a Ciências em suas vidas, aprendendo a serem reflexivos e conscientes de suas atitudes acerca do mundo do qual são parte integrante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration141pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.332pt_BR
dc.orcid.putcode81767589-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TemaAguaEnsino.pdfDissertação4.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.