Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
Autor: Silva, Enilson Araújo da
Primer orientador: Auth, Milton Antônio
Primer miembro de la banca: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Segundo miembro de la banca: Queiroz, José Rildo de Oliveira
Resumen: O presente trabalho tem como base a elaboração e desenvolvimento de uma Sequência Didática de Física nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, envolvendo atividades estruturadas a partir de temas de Astronomia, Astronáutica e Aeronáutica. Além disso, foi produzido um Tutorial didático-pedagógico para professores desenvolverem processos de ensino-aprendizagem de física via atividades com foguetes artesanais estruturadas em momentos pedagógicos de problematização, sistematização e contextualização. Neste contexto, a compreensão e o aprofundamento de conceitos e fenômenos científicos e físicos, têm relação com conhecimentos cotidianos, em conformidade com a teoria histórico-cultural, com os Três Momentos Pedagógicos, a dialogicidade e as Tecnologias de Informação e Comunicação, como instrumentos de desencadeamento das ações e de motivação, a exemplo de filmes e aplicativos no ensino de astronomia, física e matemática. As atividades de investigação foram do tipo qualitativo e compreenderam relatórios, questionários, entrevistas semiestruturadas e outros apontamentos. O desenvolvimento da Sequência Didática possibilitou um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, compreendendo aspectos como: conceitualização, contextualização, flexibilidade, interdisciplinaridade e relação teórico-experimental.
Abstract: This study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship.
Palabras clave: Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Didática
Astronomia
Aerodinâmica
Sequência didática
Ensino de física
Foguetes artesanais
Didactic sequence
Physic teaching
Handcrafted rockets
Astronomy
Aerodynamics
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: SILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
Fecha de defensa: 15-mar-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SequenciaDidaticaTemas.pdfDissertação4.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.