Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Sequência didática com temas motivadores no ensino de física
Author: Silva, Enilson Araújo da
First Advisor: Auth, Milton Antônio
First member of the Committee: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Second member of the Committee: Queiroz, José Rildo de Oliveira
Summary: O presente trabalho tem como base a elaboração e desenvolvimento de uma Sequência Didática de Física nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, envolvendo atividades estruturadas a partir de temas de Astronomia, Astronáutica e Aeronáutica. Além disso, foi produzido um Tutorial didático-pedagógico para professores desenvolverem processos de ensino-aprendizagem de física via atividades com foguetes artesanais estruturadas em momentos pedagógicos de problematização, sistematização e contextualização. Neste contexto, a compreensão e o aprofundamento de conceitos e fenômenos científicos e físicos, têm relação com conhecimentos cotidianos, em conformidade com a teoria histórico-cultural, com os Três Momentos Pedagógicos, a dialogicidade e as Tecnologias de Informação e Comunicação, como instrumentos de desencadeamento das ações e de motivação, a exemplo de filmes e aplicativos no ensino de astronomia, física e matemática. As atividades de investigação foram do tipo qualitativo e compreenderam relatórios, questionários, entrevistas semiestruturadas e outros apontamentos. O desenvolvimento da Sequência Didática possibilitou um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, compreendendo aspectos como: conceitualização, contextualização, flexibilidade, interdisciplinaridade e relação teórico-experimental.
Abstract: This study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship.
Keywords: Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Didática
Astronomia
Aerodinâmica
Sequência didática
Ensino de física
Foguetes artesanais
Didactic sequence
Physic teaching
Handcrafted rockets
Astronomy
Aerodynamics
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: SILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
Date of defense: 15-Mar-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequenciaDidaticaTemas.pdfDissertação4.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.