Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Enilson Araújo da | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-26T12:17:34Z | - |
dc.date.available | 2016-09-26T12:17:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763 | - |
dc.description.abstract | This study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Foguetes artesanais | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject | Physic teaching | pt_BR |
dc.subject | Handcrafted rockets | pt_BR |
dc.subject | Astronomy | pt_BR |
dc.subject | Aerodynamics | pt_BR |
dc.title | Sequência didática com temas motivadores no ensino de física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Auth, Milton Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ustra, Sandro Rogério Vargas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708918T8 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Queiroz, José Rildo de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798150A6 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262200Y7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como base a elaboração e desenvolvimento de uma Sequência Didática de Física nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, envolvendo atividades estruturadas a partir de temas de Astronomia, Astronáutica e Aeronáutica. Além disso, foi produzido um Tutorial didático-pedagógico para professores desenvolverem processos de ensino-aprendizagem de física via atividades com foguetes artesanais estruturadas em momentos pedagógicos de problematização, sistematização e contextualização. Neste contexto, a compreensão e o aprofundamento de conceitos e fenômenos científicos e físicos, têm relação com conhecimentos cotidianos, em conformidade com a teoria histórico-cultural, com os Três Momentos Pedagógicos, a dialogicidade e as Tecnologias de Informação e Comunicação, como instrumentos de desencadeamento das ações e de motivação, a exemplo de filmes e aplicativos no ensino de astronomia, física e matemática. As atividades de investigação foram do tipo qualitativo e compreenderam relatórios, questionários, entrevistas semiestruturadas e outros apontamentos. O desenvolvimento da Sequência Didática possibilitou um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, compreendendo aspectos como: conceitualização, contextualização, flexibilidade, interdisciplinaridade e relação teórico-experimental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 170 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81767594 | - |
dc.crossref.doibatchid | 51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b | - |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SequenciaDidaticaTemas.pdf | Dissertação | 4.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.