Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Enilson Araújo da-
dc.date.accessioned2016-09-26T12:17:34Z-
dc.date.available2016-09-26T12:17:34Z-
dc.date.issued2016-03-15-
dc.identifier.citationSILVA, Enilson Araújo da. Sequência didática com temas motivadores no ensino de física. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17763-
dc.description.abstractThis study is based on the design and development of a Didactic sequence in Physics for the first year of high school in a public school, involving structured activities on Astronomy topics, Astronautics and Aeronautics. In addition, it produced a didactic-pedagogic Tutorial for teachers to develop teaching-learning processes in Physics through activities with handmade rockets. These activities have been based on teaching moments of questioning, systematization and contextualization. In this context the understanding and the deepening of concepts and scientific and physical phenomena are related to everyday knowledge, in accordance with the historical-cultural theory, with the Three Pedagogic Moments, dialogicity and Information and Communication Technologies as instruments of triggering actions and motivation, like movies and applications in teaching Astronomy, Physics and Mathematics. The research activities were conduced by adopting a qualitative approach and included reports, questionnaires, semi-structured interviews and other notes. The development of the Didactic Sequence enabled a differentiated teaching and learning process, including aspects such as conceptualization, contextualization, flexibility, interdisciplinary and theoreticalexperimental relationship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFoguetes artesanaispt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectPhysic teachingpt_BR
dc.subjectHandcrafted rocketspt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.titleSequência didática com temas motivadores no ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Auth, Milton Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3pt_BR
dc.contributor.referee1Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708918T8pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, José Rildo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798150A6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262200Y7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como base a elaboração e desenvolvimento de uma Sequência Didática de Física nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, envolvendo atividades estruturadas a partir de temas de Astronomia, Astronáutica e Aeronáutica. Além disso, foi produzido um Tutorial didático-pedagógico para professores desenvolverem processos de ensino-aprendizagem de física via atividades com foguetes artesanais estruturadas em momentos pedagógicos de problematização, sistematização e contextualização. Neste contexto, a compreensão e o aprofundamento de conceitos e fenômenos científicos e físicos, têm relação com conhecimentos cotidianos, em conformidade com a teoria histórico-cultural, com os Três Momentos Pedagógicos, a dialogicidade e as Tecnologias de Informação e Comunicação, como instrumentos de desencadeamento das ações e de motivação, a exemplo de filmes e aplicativos no ensino de astronomia, física e matemática. As atividades de investigação foram do tipo qualitativo e compreenderam relatórios, questionários, entrevistas semiestruturadas e outros apontamentos. O desenvolvimento da Sequência Didática possibilitou um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, compreendendo aspectos como: conceitualização, contextualização, flexibilidade, interdisciplinaridade e relação teórico-experimental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration170pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.242pt_BR
dc.orcid.putcode81767594-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SequenciaDidaticaTemas.pdfDissertação4.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.