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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Da sombra da magnólia ao porvir do Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado de 1956 a 1971
Título(s) alternativo(s): From magnolia tree’s shadow to the birth of Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado in 1956–71 years
Autor(es): Bezerra, Luciene Teresinha de Souza
Primeiro orientador: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Primeiro membro da banca: Araujo, Jose Carlos Souza
Segundo membro da banca: Gonçalves, Ana Maria
Resumo: No período 1950–70, mudanças políticas tiveram impactos severos na educação pública do Brasil, como de governo democrático para governo ditatorial. Nesse processo de mudança, a educação pública ficou destituída de recursos estatais e se tornou objeto de um debate sobre a forma de governá-la: o poder público ou a iniciativa privada? Resultado do debate, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traduziu muito mais as aspirações privatistas; a partir de 1964, serviu aos planos do governo militar de legitimar seu governo. Este estudo situa nesse contexto histórico a intenção de escrever parte da história do Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado, situado em Ituiutaba, MG. O estudo partiu da premissa de contradição entre índices econômicos elevados e índices de analfabetismo, também, elevados para construir uma compreensão das concepções, das práticas, dos métodos e dos conteúdos educacionais presentes no grupo escolar; do perfil de professores e alunos; e das relações entre economia, analfabetismo e grupo escolar. A pesquisa objetivou compreender a migração campo–cidade e a de nordestinos para o Triângulo Mineiro como causas de aumento populacional urbano, apreender a disputa pelo controle da educação e entender práticas educativas em tempos de democracia e de ditadura. Como fontes, a pesquisa se valeu de leis, atas da Câmara, jornais e revistas, relatos orais, diários de classe, boletins, fotografias e dados estatísticos. Os resultados reiteram o consenso de ausência de financiamento escolar em estratégias para angariar fundos (campanhas de arrecadação comunitária mediante festas escolares, rifas e quermesses). Apontam a ação política local — da prefeitura — em prol de escolas estaduais, assim como o trabalho voluntário de profissionais como médicos. O trabalho de professores e diretor ia além do pedagógico-administrativo, pois tinham de buscar sustentar todo o funcionamento da escola. É como se essas condições traduzissem na prática tanto as prescrições de uma legislação alheia à realidade socioeducacional da maioria quanto as atitudes políticas atentas à realidade social mas alheias à educação pública.
Abstract: From 1950s through 1970s, political changes have had severe impacts on public education in Brazil, especially the change from democratic government to military rule. In this process of change, public education not only became devoid of state resources but also turned into a subject of an intense debate on how it should be: if public, if private. As an outcome of the debate, the first Brazilian education guidelines law has translated into it much of the privatist aspirations; since 1964, it served military rule’s plans to legitimize his government. This study puts in that historical context its intention of writing part of the history of Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado, located in Ituiutaba, MG. The study started from the premise of contradiction between high economic rates and illiteracy rates also raised to build an understanding of concepts, practices, methods and educational content present in this school; of the profile of teachers and students; of the relationship between economy, illiteracy and graduated school. The research aimed to understand migration from country to town and from Northeast to Triângulo Mineiro region as causes of urban population growth, to grasp the struggle for control of education and to understand educational practices in times of democracy and of dictatorship. As sources, this drew from laws, chamber of councilors’ minutes, newspapers and magazines, oral accounts, class record books, school reports, photographs and statistic data. Results reaffirm the consensus of lack of school funding in local strategies to raise funds (community fundraising campaigns by school parties, raffles and bazaars). They pint out local political action — from the City Hall — in favor of state schools, as well as the volunteer work of professionals like doctors. The work of teachers and principal went beyond pedagogical and administrative duties, since they had to take responsibility for the full support of the school. It is as if these conditions translated in practice both requirements of an educational law unaware of the social and educational reality of the majority and the political attitude attentive to social reality but not to the public education.
Palavras-chave: Educação
Educação e Estado
Escolas públicas
Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado (Ituiutaba MG) - história - 1956 - 1971
Política pública educacional
Precarização da educação
Grupo escolar
Analfabetismo
Educational public policy
Precarious education
Graduated school
Illiteracy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: BEZERRA, Luciene Teresinha de Souza. Da sombra da magnólia ao porvir do Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado de 1956 a 1971. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.81
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.81
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17739
Data de defesa: 19-Fev-2016
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