Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17690
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Guia didático-metodológico para aprendizagem e memorização dos conhecimentos disseminados nos moocs – Massive Open Online Courses
Autor(es): Moreira, Elvio dos Santos
Primeiro orientador: Lima, Luciano Vieira
Primeiro membro da banca: Martins Neto, Luciano
Segundo membro da banca: Cury Filho, Reny
Resumo: A presente pesquisa tem caráter exploratório, bibliográfico e qualitativo. Acosta-se em argumentos científicos consolidados em teorias cognitivas inspiradas no método construtivista e, nesta perspectiva se propõe a desenvolver um guia didático orientado a estudantes de cursos MOOCs – Massive Open Online Courses que torne possível maximizar o aproveitamento e a assimilação dos conhecimentos disponibilizados nesses cursos. Intenciona ainda, condicionar esses estudantes na prática de uma metodologia de memorização que possibilite que os conhecimentos adquiridos não se percam nem sejam esquecidos com o passar do tempo. O referencial teórico, fundamentado nas teorias da Aprendizagem Significativa (Ausubel), da Epistemologia Genética (Piaget), Socioconstrutivista (Vigotsky) e da Aprendizagem Multimédia (Mayer), subsidia a compreensão de conceitos importantes como aprendizagem significativa, conhecimentos prévios e mapas conceituais. Conta com fundamental contribuição da Teoria das Categorias, que se inter-relaciona a conceitos aplicáveis à metodologia de ensino apoiada pelo uso de Mapas de Conhecimento Estruturado na efetivação do binômio ensino-aprendizagem; e com valioso estudo realizado pelos professores Luciano Lima (UFU) e Rubens Barbosa Filho (UEMS) que culminou com o desenvolvimento do Método de Memorização Efetiva Exponencial na Base Binária (Double MEB).
Abstract: The present research has character exploratory, bibliographic and qualitative. It is based in consolidated scientific arguments in cognitive theories inspired in constructivist method and, under this perspective proposes to develop a didactic guide oriented to students of courses MOOCs - Massive Open Online Courses that will make it possible to maximize the utilization and the assimilation of the knowledge available in these courses. Intends also prepare these students in practice of a methodology of storage that enables the knowledge acquired are not lost nor be forgotten over the course of time. The theoretical framework, based on the theories of Meaningful Learning (Ausubel), the Genetic Epistemology (Piaget), Socioconstructivist (Vigotsky) and the Multimedia Learning (Mayer), subsidizes the understanding of important concepts such as meaningful learning, previous knowledge, and conceptual maps. Supported by fundamental contribution of the Theory of Categories, which are inter-related to concepts applicable to teaching methodology supported by use of structured knowledge maps in the establishment of the binomial teaching-learning; and with valuable study performed by teachers Luciano Lima (UFU) and Rubens Barbosa Filho (UEMS) that culminated with the development of Exponential Effective Memorization Method in Binary Base (Double MEB).
Palavras-chave: Educação
Ensino a distância
Ensino a distância - ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Guia didático
MOOCs – Massive Open Online Courses
Conhecimentos prévios
Double MEB
Mapas de conhecimento estruturado
Didactic guide
MOOC – Massive Open Online Courses
Previous knowledge
Double MEB
Maps of structured knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: MOREIRA, Elvio Dos Santos. Guia didático-metodológico para aprendizagem e memorização dos conhecimentos disseminados nos moocs – Massive Open Online Courses. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.129
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.129
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17690
Data de defesa: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuiaDidaticoMetodologico.pdfDissertação4.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.