Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Elvio dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-30T16:16:52Z-
dc.date.available2016-08-30T16:16:52Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationMOREIRA, Elvio Dos Santos. Guia didático-metodológico para aprendizagem e memorização dos conhecimentos disseminados nos moocs – Massive Open Online Courses. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.129pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17690-
dc.description.abstractThe present research has character exploratory, bibliographic and qualitative. It is based in consolidated scientific arguments in cognitive theories inspired in constructivist method and, under this perspective proposes to develop a didactic guide oriented to students of courses MOOCs - Massive Open Online Courses that will make it possible to maximize the utilization and the assimilation of the knowledge available in these courses. Intends also prepare these students in practice of a methodology of storage that enables the knowledge acquired are not lost nor be forgotten over the course of time. The theoretical framework, based on the theories of Meaningful Learning (Ausubel), the Genetic Epistemology (Piaget), Socioconstructivist (Vigotsky) and the Multimedia Learning (Mayer), subsidizes the understanding of important concepts such as meaningful learning, previous knowledge, and conceptual maps. Supported by fundamental contribution of the Theory of Categories, which are inter-related to concepts applicable to teaching methodology supported by use of structured knowledge maps in the establishment of the binomial teaching-learning; and with valuable study performed by teachers Luciano Lima (UFU) and Rubens Barbosa Filho (UEMS) that culminated with the development of Exponential Effective Memorization Method in Binary Base (Double MEB).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino a distância - ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectGuia didáticopt_BR
dc.subjectMOOCs – Massive Open Online Coursespt_BR
dc.subjectConhecimentos préviospt_BR
dc.subjectDouble MEBpt_BR
dc.subjectMapas de conhecimento estruturadopt_BR
dc.subjectDidactic guidept_BR
dc.subjectMOOC – Massive Open Online Coursespt_BR
dc.subjectPrevious knowledgept_BR
dc.subjectDouble MEBpt_BR
dc.subjectMaps of structured knowledgept_BR
dc.titleGuia didático-metodológico para aprendizagem e memorização dos conhecimentos disseminados nos moocs – Massive Open Online Coursespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciano Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5pt_BR
dc.contributor.referee1Martins Neto, Luciano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787711A9pt_BR
dc.contributor.referee2Cury Filho, Reny-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753773U9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4659904Z0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem caráter exploratório, bibliográfico e qualitativo. Acosta-se em argumentos científicos consolidados em teorias cognitivas inspiradas no método construtivista e, nesta perspectiva se propõe a desenvolver um guia didático orientado a estudantes de cursos MOOCs – Massive Open Online Courses que torne possível maximizar o aproveitamento e a assimilação dos conhecimentos disponibilizados nesses cursos. Intenciona ainda, condicionar esses estudantes na prática de uma metodologia de memorização que possibilite que os conhecimentos adquiridos não se percam nem sejam esquecidos com o passar do tempo. O referencial teórico, fundamentado nas teorias da Aprendizagem Significativa (Ausubel), da Epistemologia Genética (Piaget), Socioconstrutivista (Vigotsky) e da Aprendizagem Multimédia (Mayer), subsidia a compreensão de conceitos importantes como aprendizagem significativa, conhecimentos prévios e mapas conceituais. Conta com fundamental contribuição da Teoria das Categorias, que se inter-relaciona a conceitos aplicáveis à metodologia de ensino apoiada pelo uso de Mapas de Conhecimento Estruturado na efetivação do binômio ensino-aprendizagem; e com valioso estudo realizado pelos professores Luciano Lima (UFU) e Rubens Barbosa Filho (UEMS) que culminou com o desenvolvimento do Método de Memorização Efetiva Exponencial na Base Binária (Double MEB).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.129pt_BR
dc.orcid.putcode81753943-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuiaDidaticoMetodologico.pdfDissertação4.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.