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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Programa de licenciatura internacional na Universidade Federal de Uberlândia : limites e possibilidades
Autor: Souza, Nayara Christine
Primer orientador: Palafox, Gabriel Humberto Muñoz
Primer miembro de la banca: Silva, Sérgio Pereira da
Segundo miembro de la banca: Bertoni, Sônia
Resumen: . Esta pesquisa é resultado da investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/UFU, inserida na linha de pesquisa “Estado, Política e Gestão em Educação”. Tem como objeto de estudo o Programa de Licenciatura Internacional – PLI, instituído oficialmente em 2010, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, em específico o PLI na UFU. O objetivo geral é descrever e analisar as implicações, enquanto limites e possibilidades, da sua implementação na UFU no período 2010-2012, a partir da contextualização da internacionalização do ensino superior e das políticas educacionais nesse âmbito. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semiestruturada aplicada ao ex-reitor da UFU, gestores, docentes-coordenadores e discentes participantes do PLI/ UFU de 2010-2012. Para a análise dos dados obtidos, foram considerados os aspectos teóricos e políticos que influenciam as políticas voltadas para a formação docente, assim como os documentos legais do PLI. Como resultado, por um lado, verificou-se que o PLI, no contexto da UFU, oportuniza aos participantes a possibilidade de realizar disciplinas no exterior, contribui para sua formação pessoal e cultural. Por outro lado, o PLI não estaria, de fato, contribuindo academicamente para melhorar a formação profissional conforme seu principal objetivo, mas, ao contrário, pelo ocorrido em Portugal ao longo das três edições analisadas, ele teria contribuído para reafirmar, entre os discentes, a vontade política de não atuar como professores no âmbito da educação básica.
Abstract: This research is the result of research at the level of Master of the Graduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia – PPGED/UFU, inserted in the line of research "State Policy and Management in Education." Its object of study International Degree Programme – PLI established officially in 2010, the Higher Education Personnel Improvement Coordination – Capes, in particular the PLI at UFU. The overall objective is to describe and analyze the implications, while limits and possibilities of its implementation in UFU in the 2010-2012 period, from the context of the internationalization of higher education and educational policies in this area. They were used as data collection instruments, bibliographical, documentary research and semi-structured interview applied to the former rector of the UFU, managers, engineers, teachers and students participating in the PLI/UFU 2010-2012. For the data analysis, the theoretical and political aspects influencing policies for teacher training, as well as the legal PLI documents were considered. As a result, on the one hand, it was found that the PLI, in the context of UFU, gives opportunity to the participants the possibility of holding courses abroad, contributes to their personal and cultural background. On the other hand, the PLI would not be, in fact, academically contributing to improve vocational training as its main objective, but rather, for what happened in Portugal over the three issues considered, it would have contributed to reaffirm, among the students, political will to not act as teachers in the context of basic education.
Palabras clave: Educação
Ensino superior
Professores - formação
Ensino superior - globalização
Internacionalização
Ensino superior
Formação docente
Internationalization
Higher education
Teacher training
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SOUZA, Nayara Christine. Programa de licenciatura internacional na Universidade Federal de Uberlândia : limites e possibilidades. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.202
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.202
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17665
Fecha de defensa: 1-mar-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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