Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Nayara Christine-
dc.date.accessioned2016-08-24T16:55:51Z-
dc.date.available2016-08-24T16:55:51Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Nayara Christine. Programa de licenciatura internacional na Universidade Federal de Uberlândia : limites e possibilidades. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.202pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17665-
dc.description.abstractThis research is the result of research at the level of Master of the Graduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia – PPGED/UFU, inserted in the line of research "State Policy and Management in Education." Its object of study International Degree Programme – PLI established officially in 2010, the Higher Education Personnel Improvement Coordination – Capes, in particular the PLI at UFU. The overall objective is to describe and analyze the implications, while limits and possibilities of its implementation in UFU in the 2010-2012 period, from the context of the internationalization of higher education and educational policies in this area. They were used as data collection instruments, bibliographical, documentary research and semi-structured interview applied to the former rector of the UFU, managers, engineers, teachers and students participating in the PLI/UFU 2010-2012. For the data analysis, the theoretical and political aspects influencing policies for teacher training, as well as the legal PLI documents were considered. As a result, on the one hand, it was found that the PLI, in the context of UFU, gives opportunity to the participants the possibility of holding courses abroad, contributes to their personal and cultural background. On the other hand, the PLI would not be, in fact, academically contributing to improve vocational training as its main objective, but rather, for what happened in Portugal over the three issues considered, it would have contributed to reaffirm, among the students, political will to not act as teachers in the context of basic education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - globalizaçãopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titlePrograma de licenciatura internacional na Universidade Federal de Uberlândia : limites e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Palafox, Gabriel Humberto Muñoz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767727Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sérgio Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706426Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Sônia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261658J9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441820U7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumo. Esta pesquisa é resultado da investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/UFU, inserida na linha de pesquisa “Estado, Política e Gestão em Educação”. Tem como objeto de estudo o Programa de Licenciatura Internacional – PLI, instituído oficialmente em 2010, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, em específico o PLI na UFU. O objetivo geral é descrever e analisar as implicações, enquanto limites e possibilidades, da sua implementação na UFU no período 2010-2012, a partir da contextualização da internacionalização do ensino superior e das políticas educacionais nesse âmbito. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semiestruturada aplicada ao ex-reitor da UFU, gestores, docentes-coordenadores e discentes participantes do PLI/ UFU de 2010-2012. Para a análise dos dados obtidos, foram considerados os aspectos teóricos e políticos que influenciam as políticas voltadas para a formação docente, assim como os documentos legais do PLI. Como resultado, por um lado, verificou-se que o PLI, no contexto da UFU, oportuniza aos participantes a possibilidade de realizar disciplinas no exterior, contribui para sua formação pessoal e cultural. Por outro lado, o PLI não estaria, de fato, contribuindo academicamente para melhorar a formação profissional conforme seu principal objetivo, mas, ao contrário, pelo ocorrido em Portugal ao longo das três edições analisadas, ele teria contribuído para reafirmar, entre os discentes, a vontade política de não atuar como professores no âmbito da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration126 f.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.202pt_BR
dc.orcid.putcode81753238-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProgramaLicenciaturaInternacional.pdfDissertação1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.