Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17659
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Conduções cênicas: a “Açon” e o movimento através dos princípios e procedimentos metodológicos de Gilles Gwizdek
Autor(es): Pereira, Marcio Dias
Primeiro orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primeiro membro da banca: Andrade, Elza Maria Ferraz de
Segundo membro da banca: Paula, José Eduardo de
Resumo: A pesquisa identifica e descreve os princípios e os procedimentos metodológicos do diretor Gilles Gaetan Gwizdek sobre a transposição do texto dramático para o espaço de representação através da ação e do movimento. Além disso, apresenta os resultados dos laboratórios experimentais em dois diferentes campos de trabalho e modos de condução: o aluno-não ator, inserido na educação básica, e o aluno-ator, inserido no ensino superior. Através dos caminhos cênicos pelo diretor trilhados, os indivíduos puderam descobrir seus próprios caminhos. Verificar, por meio das conduções cênicas, de que forma tais procedimentos metodológicos podem alcançar um pensamento pedagógico sobre o trabalho do ator. Como referenciais teóricos, estudaram-se os artistas-pedagogos: Jacques Copeau, no que tange ao uso do texto dramático, e Jacques Lecoq, no que se aproxima do uso físico do corpo do ator para o teatro. Os conceitos sobre teatro dos teatrólogos Constantin Stanislavski, Eugênio Barba, Meyerhold, Eugênio Kusnet, Bertold Brecht transpassam pelas revisões teóricas dos pensadores Odete Aslan, Patrice Pavis, Ney Piacentini, Lúcia Romano, Flávio Desgranges e Anne Bogart, no que afeta suas experiências práticas e conceituais sobre o texto, a ação e o movimento. Analisaram-se também as experiências práticas, baseadas nos princípios e procedimentos metodológicos do diretor Gilles, nos ensaios e apresentações dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA, como também dos alunos dos 6º, 7º e 8º períodos da graduação em Teatro da mesma universidade. A partir dessas análises, propôs-se uma inter-relação entre os trabalhos teórico e prático, realizados pela leitura dos artistas-pedagogos sobre movimento e Gilles Gwizdek em seu processo de trabalho. A pesquisa propõe que, a partir do movimento, o aluno possa chegar à construção autônoma de uma personagem através de partituras corporais. Assim, esse aluno aumentaria a sua relação palco e plateia, e, consequentemente, provocar-se-ia um possível estado de “sedução” do espectador para com o espetáculo.
Abstract: The research identifies and describes the principles and methodological procedures of the director Gilles Gaetan Gwizdek on the transposition of the dramatic text to the space of representation through action and movement. Besides that, it presents the results of the experiment in two different labor camps and conducting modes: the no-actor student, inserted into the basic education, and the actor-student, inserted in higher education. Through the scenic paths encountered by the director, the individuals were could find their own ways and verify, through the scenic conductions, how such methodological procedures can achieve a pedagogical thinking about the actor's work. As theoretical referential, were studied the artists-educators: Jacques Copeau, in what sensitizes to the use of dramatic text, and Jacques Lecoq, it approaches of the physical use of the actor's body to the theater. The concepts about theater of the scholars in theater: Constantin Stanislavski, Eugênio Barba, Meyerhold, Eugênio Kusnet, Bertold Brecht go through the theoretical revisions of the thinkers: Odete Aslan, Patrice Pavis, Ney Piacentini, Lúcia Romano, Flávio Desgranges e Anne Bogart, in what affects their practical experiences and conceptual about the text, the action and the movement. It was analyzed also the practical experience based on the principles and methodological procedures of Gilles director, in rehearsals and performances of students in the ninth grade of the primary school the Basic School of the Federal University of Uberlândia - ESEBA, as also, of the students of the sixth, seventh and eighth period, of the Theater Graduation in the same university. From this analysis, it was proposed an interrelation between the theoretical and practical works, done by reading of the artists-educators about movement and Gilles Gwizdek in his work process. The research suggests that, from the movement, the student can build autonomously a character through the experience of small movements of the body. Thus, this student would increase his relationship between stage and audience, and consequently, he would cause a possible state of "seduction" of the spectator to the spectacle.
Palavras-chave: Artes
Teatro
Diretores e produtores de teatro
Texto dramático
Ações físicas
Movimento
Gilles Gwizdek
Theater
Dramatic text
Physical actions
Movement
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Univerdade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: PEREIRA, Marcio Dias. Conduções cênicas: a “Açon” e o movimento através dos princípios e procedimentos metodológicos de Gilles Gwizdek. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.303
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.303
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17659
Data de defesa: 7-Abr-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConducoesCenicasAcon.pdfDissertação16.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Demonstração em vídeo.mp4Video4.17 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo1.mp4Video7.41 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo2.mp4Video1.48 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo3.mp4Video2.81 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo4.mp4Video4.1 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo5.mp4Video3.05 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo6.mp4Video6.12 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo7.mp4Video7.98 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo8.mp4Video9.6 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo9.mp4Video7.35 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo10.mp4Video15.99 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo11.mp4Video7.3 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo12.mp4Video13.68 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo13.mp4Video14.38 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo14.mp4Video9.65 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo15.mp4Video9.71 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo16.mp4Video11.5 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo17.mp4Video13.34 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo18.mp4Video15.48 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo19.mp4Video8.72 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo20.mp4Video15.27 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo21.mp4Video6.96 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo22.mp4Video12.15 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo23.mp4Video15.27 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo24.mp4Video13.31 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo25.mp4Video22.11 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo26.mp4Video12.67 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo27.mp4Video16.7 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo28.mp4Video10.46 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo29.mp4Video12.28 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo30.mp4Video8.37 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo31.mp4Video26.84 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo32.mp4Video7.73 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo33.mp4Video14.44 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo34.mp4Video13.4 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo35.mp4Video11.17 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo36.mp4Video10.96 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo37.mp4Video8.74 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo38.mp4Video12.27 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo39.mp4Video7.05 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo40.mp4Video7.58 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo41.mp4Video12.24 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo42.mp4Video22.74 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo43.mp4Video14.31 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo44.mp4Video19.92 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo45.mp4Video38.2 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo46.mp4Video59.98 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo47.mp4Video42.05 MBUnknownVisualizar/Abrir
Demonstração em vídeo48.mp4Video53.22 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.