Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17659
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Conduções cênicas: A “Açon” e o movimento através dos princípios e procedimentos metodológicos de Gilles Gwizdek
metadata.dc.creator: Pereira, Marcio Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Narciso Laranjeira Telles da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Elza Maria Ferraz de
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, José Eduardo de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa identifica e descreve os princípios e os procedimentos metodológicos do diretor Gilles Gaetan Gwizdek sobre a transposição do texto dramático para o espaço de representação através da ação e do movimento. Além disso, apresenta os resultados dos laboratórios experimentais em dois diferentes campos de trabalho e modos de condução: o aluno-não ator, inserido na educação básica, e o aluno-ator, inserido no ensino superior. Através dos caminhos cênicos pelo diretor trilhados, os indivíduos puderam descobrir seus próprios caminhos. Verificar, por meio das conduções cênicas, de que forma tais procedimentos metodológicos podem alcançar um pensamento pedagógico sobre o trabalho do ator. Como referenciais teóricos, estudaram-se os artistas-pedagogos: Jacques Copeau, no que tange ao uso do texto dramático, e Jacques Lecoq, no que se aproxima do uso físico do corpo do ator para o teatro. Os conceitos sobre teatro dos teatrólogos Constantin Stanislavski, Eugênio Barba, Meyerhold, Eugênio Kusnet, Bertold Brecht transpassam pelas revisões teóricas dos pensadores Odete Aslan, Patrice Pavis, Ney Piacentini, Lúcia Romano, Flávio Desgranges e Anne Bogart, no que afeta suas experiências práticas e conceituais sobre o texto, a ação e o movimento. Analisaram-se também as experiências práticas, baseadas nos princípios e procedimentos metodológicos do diretor Gilles, nos ensaios e apresentações dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA, como também dos alunos dos 6º, 7º e 8º períodos da graduação em Teatro da mesma universidade. A partir dessas análises, propôs-se uma inter-relação entre os trabalhos teórico e prático, realizados pela leitura dos artistas-pedagogos sobre movimento e Gilles Gwizdek em seu processo de trabalho. A pesquisa propõe que, a partir do movimento, o aluno possa chegar à construção autônoma de uma personagem através de partituras corporais. Assim, esse aluno aumentaria a sua relação palco e plateia, e, consequentemente, provocar-se-ia um possível estado de “sedução” do espectador para com o espetáculo.
Abstract: The research identifies and describes the principles and methodological procedures of the director Gilles Gaetan Gwizdek on the transposition of the dramatic text to the space of representation through action and movement. Besides that, it presents the results of the experiment in two different labor camps and conducting modes: the no-actor student, inserted into the basic education, and the actor-student, inserted in higher education. Through the scenic paths encountered by the director, the individuals were could find their own ways and verify, through the scenic conductions, how such methodological procedures can achieve a pedagogical thinking about the actor's work. As theoretical referential, were studied the artists-educators: Jacques Copeau, in what sensitizes to the use of dramatic text, and Jacques Lecoq, it approaches of the physical use of the actor's body to the theater. The concepts about theater of the scholars in theater: Constantin Stanislavski, Eugênio Barba, Meyerhold, Eugênio Kusnet, Bertold Brecht go through the theoretical revisions of the thinkers: Odete Aslan, Patrice Pavis, Ney Piacentini, Lúcia Romano, Flávio Desgranges e Anne Bogart, in what affects their practical experiences and conceptual about the text, the action and the movement. It was analyzed also the practical experience based on the principles and methodological procedures of Gilles director, in rehearsals and performances of students in the ninth grade of the primary school the Basic School of the Federal University of Uberlândia - ESEBA, as also, of the students of the sixth, seventh and eighth period, of the Theater Graduation in the same university. From this analysis, it was proposed an interrelation between the theoretical and practical works, done by reading of the artists-educators about movement and Gilles Gwizdek in his work process. The research suggests that, from the movement, the student can build autonomously a character through the experience of small movements of the body. Thus, this student would increase his relationship between stage and audience, and consequently, he would cause a possible state of "seduction" of the spectator to the spectacle.
Keywords: Artes
Teatro
Diretores e produtores de teatro
Texto dramático
Ações físicas
Movimento
Gilles Gwizdek
Theater
Dramatic text
Physical actions
Movement
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Univerdade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: Pereira, Marcio Dias. Conduções cênicas: a “Açon” e o movimento através dos princípios e procedimentos metodológicos de Gilles Gwizdek. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17659
Issue Date: 7-Apr-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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