Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17560
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
Autor: Silva, Aline Fernanda Furtado
Primer orientador: Mendes, Elise Barbosa
Primer miembro de la banca: Lima, Luciano Vieira
Segundo miembro de la banca: Alves, João Bosco da Mota
Resumen: Esta pesquisa descreve o desenvolvimento de um protótipo para avaliar as potencialidades de ambientes baseados em modelagem bidimensional e em Realidade Virtual como objetos de aprendizagem de subestações de energia em espaços computacionais de treinamento de uma central de operação e controle da concessionária de energia Cemig. Inicialmente, realizou-se uma identificação de características de modelagem e processos cognitivos em 2D e RV, a partir das quais foi possível a criação de quadros que serviriam para nortear a confecção de um checklist com atribuição de pesos para medição das potencialidades cognitivas de aprendizagem nos ambientes estudados. A partir desses conteúdos, foram elaboradas vinte e quatro perguntas e, para cada uma delas, foi atribuído um peso, o qual foi utilizado no cálculo de uma métrica. As perguntas foram agrupadas em conjuntos de habilidades e processos cognitivos semelhantes denominados categorias. Foram, então, desenvolvidos dois ambientes distintos para o sistema proposto: o primeiro deles, o protótipo, apresenta um checklist interativo e seu resultado individual; o segundo, um ambiente de gerenciamento de dados, destinado à configuração e edição do protótipo, além da observação e análise dos resultados da pesquisa. Para validação do protótipo, cinco profissionais ligados à área de treinamento da Cemig foram convidados a acessar o checklist virtual e respondê-lo. Os resultados obtidos confirmaram a validade de aplicação desse instrumento para avaliar as possíveis potencialidades da modelagem em 2D e RV como objetos de aprendizagem em subestações de energia, como, também, ofereceram um feedback aos desenvolvedores dos ambientes virtuais para a melhoria do sistema.
Abstract: This study describes the development of a prototype to evaluate the potential of environments based on two-dimensional modeling and virtual reality as power substations learning objects into training environments from a central operation and control of power utility Cemig. Initially, there was an identification modeling features and cognitive processes in 2D and RV, from which it was possible to create frames that serve to guide the preparation of a checklist with assigning a metric weight for measuring cognitive potential learning in the study sites. From these contents twenty-four questions were prepared and each was assigned a weight that was used in the calculation of the metric; the questions were grouped into skill sets and similar cognitive processes called categories. Were then developed two distinct environments: the first, the prototype features an interactive checklist and your individual results. And, second, a system of data management environment for the configuration and editing of the prototype, and the observation and analysis of the survey results. For prototype validation, were invited to access the virtual checklist and answer it, five professionals linked to Cemig's training area. The results confirmed the validity of this instrument application to assess the possible potential of modeling in 2D and RV as learning objects in power substations, as well as provide feedback to developers of virtual environments to improve the system.
Palabras clave: Educação
Realidade virtual
Subestações elétricas
Modelagem Bidimensional e Realidade Virtual
Subestações de Energia
Sistemas Avaliativos
Dimensional Modeling and Virtual Reality
Power Substations
Assessment Systems
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Ubelândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: SILVA, Aline Fernanda Furtado. Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17560
Fecha de defensa: 16-mar-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InstrumentoAvaliacaoProcessos.pdfDissertação4.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.