Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Aline Fernanda Furtado-
dc.date.accessioned2016-07-27T18:24:05Z-
dc.date.available2016-07-27T18:24:05Z-
dc.date.issued2016-03-16-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Fernanda Furtado. Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17560-
dc.description.abstractThis study describes the development of a prototype to evaluate the potential of environments based on two-dimensional modeling and virtual reality as power substations learning objects into training environments from a central operation and control of power utility Cemig. Initially, there was an identification modeling features and cognitive processes in 2D and RV, from which it was possible to create frames that serve to guide the preparation of a checklist with assigning a metric weight for measuring cognitive potential learning in the study sites. From these contents twenty-four questions were prepared and each was assigned a weight that was used in the calculation of the metric; the questions were grouped into skill sets and similar cognitive processes called categories. Were then developed two distinct environments: the first, the prototype features an interactive checklist and your individual results. And, second, a system of data management environment for the configuration and editing of the prototype, and the observation and analysis of the survey results. For prototype validation, were invited to access the virtual checklist and answer it, five professionals linked to Cemig's training area. The results confirmed the validity of this instrument application to assess the possible potential of modeling in 2D and RV as learning objects in power substations, as well as provide feedback to developers of virtual environments to improve the system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Ubelândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSubestações elétricaspt_BR
dc.subjectModelagem Bidimensional e Realidade Virtualpt_BR
dc.subjectSubestações de Energiapt_BR
dc.subjectSistemas Avaliativospt_BR
dc.subjectDimensional Modeling and Virtual Realitypt_BR
dc.subjectPower Substationspt_BR
dc.subjectAssessment Systemspt_BR
dc.titleInstrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Elise Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Luciano Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, João Bosco da Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732129Y2pt_BR
dc.date.defense2016-03-16-
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa descreve o desenvolvimento de um protótipo para avaliar as potencialidades de ambientes baseados em modelagem bidimensional e em Realidade Virtual como objetos de aprendizagem de subestações de energia em espaços computacionais de treinamento de uma central de operação e controle da concessionária de energia Cemig. Inicialmente, realizou-se uma identificação de características de modelagem e processos cognitivos em 2D e RV, a partir das quais foi possível a criação de quadros que serviriam para nortear a confecção de um checklist com atribuição de pesos para medição das potencialidades cognitivas de aprendizagem nos ambientes estudados. A partir desses conteúdos, foram elaboradas vinte e quatro perguntas e, para cada uma delas, foi atribuído um peso, o qual foi utilizado no cálculo de uma métrica. As perguntas foram agrupadas em conjuntos de habilidades e processos cognitivos semelhantes denominados categorias. Foram, então, desenvolvidos dois ambientes distintos para o sistema proposto: o primeiro deles, o protótipo, apresenta um checklist interativo e seu resultado individual; o segundo, um ambiente de gerenciamento de dados, destinado à configuração e edição do protótipo, além da observação e análise dos resultados da pesquisa. Para validação do protótipo, cinco profissionais ligados à área de treinamento da Cemig foram convidados a acessar o checklist virtual e respondê-lo. Os resultados obtidos confirmaram a validade de aplicação desse instrumento para avaliar as possíveis potencialidades da modelagem em 2D e RV como objetos de aprendizagem em subestações de energia, como, também, ofereceram um feedback aos desenvolvedores dos ambientes virtuais para a melhoria do sistema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243pt_BR
dc.orcid.putcode81753946-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InstrumentoAvaliacaoProcessos.pdfDissertação4.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.