Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17473
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Mapas conceituais: tecnologia cognitiva para entendimento textual na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Amaral, Marco Antônio Franco do |
Primeiro orientador: | Mendes, Elise Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
Segundo membro da banca: | Alves, João Bosco da Mota |
Resumo: | Esta pesquisa exploratória e experimental realizada na Educação de Jovens e Adultos, em turmas do Ensino Fundamental I na disciplina Língua Portuguesa, pretende contribuir para um estudo a fim da verificação da utilização dos Mapas Conceituais como uma Tecnologia Cognitiva para o entendimento textual na EJA. Para tal, foi realizada uma observação das características pedagógicas implementadas no contexto de estudo e, posteriormente, foram aplicadas em 28 aulas, divididas em 7 unidades de estudo, para dois grupos de 15 alunos classificados como Grupos Controle e Experimental. Para o primeiro grupo, foram ministradas as aulas conforme o modelo comumente verificado nas observações iniciais. Para o Grupo Experimental, foi desenvolvida uma proposta metodológica envolvendo a criação de Mapas Conceituais durante as unidades de estudo. A metodologia de ensino tem como fundamentação teórica os estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Coerência Textual e Análise Textual Discursiva. Como instrumentos de análise de dados da evolução na construção dos Mapas Conceituais e entendimento textual, foram utilizados o Teste t de Student, a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi e o Wordle. A análise das avaliações de entendimento textual e Mapas Conceituais produzidos demonstraram que o Grupo Experimental obteve um aumento de 30% no arcabouço conceitual com um favorecimento na aprendizagem significativa proposicional quando comparado ao Grupo Controle. Este grupo também se mostrou mais capaz na transformação do conhecimento declarativo em procedimental. O Mapa Conceitual se revelou, portanto, como uma Tecnologia Cognitiva eficaz para o aumento no entendimento textual no contexto da pesquisa. |
Abstract: | This exploratory and experimental research aims to analyze the use of Concept Maps as a Cognitive Technology for textual understanding in adult education. The research was conducted with Youth and Adult elementary school students during Portuguese language classes. To achieve this goal, the pedagogical features implemented in the study context were observed and then they were applied in 28 lessons divided into 7 study units , for two groups of 15 students classified as Control and Experimental Groups. For the first group, the classes were taught following the traditional method which was seen in the initial observations. For the Experimental Group, a methodology based on the creation of Concept Maps was developed. The teaching methodology was theoretically grounded in studies on the Theory of Meaningful Learning, Concept Maps, Textual Coherence, and Discursive Textual Analysis. To analyze the evolution in the construction of Concept Maps and textual understanding, we used Student\'s t-test, the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi, and Wordle. The data analysis showed that the Experimental Group achieved a 30% increase in the conceptual framework with a fostering in the propositional meaningful learning when compared to the Control Group. This group was also more capable to turn declarative knowledge into procedural. The Conceptual Map proved, therefore, to be a Cognitive Technology effective for increasing textual understanding in the context of the search. |
Palavras-chave: | Mapas conceituais Educação de Jovens e Adultos Análise textual discursiva Aprendizagem significativa Concept maps Youth and Adult Education Discursive textual analysis Meaningful learning Educação de adultos Análise do discurso Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Referência: | AMARAL, Marco Antônio Franco do. Mapas conceituais: tecnologia cognitiva para entendimento textual na educação de jovens e adultos. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.162 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.162 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17473 |
Data de defesa: | 4-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MapasConceituaisTecnologia.pdf | 5.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.