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dc.creatorAmaral, Marco Antônio Franco do-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:48Z-
dc.date.available2015-06-08-
dc.date.available2016-06-22T18:48:48Z-
dc.date.issued2015-03-04-
dc.identifier.citationAMARAL, Marco Antônio Franco do. Mapas conceituais: tecnologia cognitiva para entendimento textual na educação de jovens e adultos. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.162por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17473-
dc.description.abstractThis exploratory and experimental research aims to analyze the use of Concept Maps as a Cognitive Technology for textual understanding in adult education. The research was conducted with Youth and Adult elementary school students during Portuguese language classes. To achieve this goal, the pedagogical features implemented in the study context were observed and then they were applied in 28 lessons divided into 7 study units , for two groups of 15 students classified as Control and Experimental Groups. For the first group, the classes were taught following the traditional method which was seen in the initial observations. For the Experimental Group, a methodology based on the creation of Concept Maps was developed. The teaching methodology was theoretically grounded in studies on the Theory of Meaningful Learning, Concept Maps, Textual Coherence, and Discursive Textual Analysis. To analyze the evolution in the construction of Concept Maps and textual understanding, we used Student\'s t-test, the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi, and Wordle. The data analysis showed that the Experimental Group achieved a 30% increase in the conceptual framework with a fostering in the propositional meaningful learning when compared to the Control Group. This group was also more capable to turn declarative knowledge into procedural. The Conceptual Map proved, therefore, to be a Cognitive Technology effective for increasing textual understanding in the context of the search.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectAnálise textual discursivapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectConcept mapseng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectDiscursive textual analysiseng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleMapas conceituais: tecnologia cognitiva para entendimento textual na educação de jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendes, Elise Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6por
dc.contributor.referee1Arena, Adriana Pastorello Buim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791554Y5por
dc.contributor.referee2Alves, João Bosco da Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4186107U0por
dc.description.degreenameMestre em Tecnologias, Comunicação e Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa exploratória e experimental realizada na Educação de Jovens e Adultos, em turmas do Ensino Fundamental I na disciplina Língua Portuguesa, pretende contribuir para um estudo a fim da verificação da utilização dos Mapas Conceituais como uma Tecnologia Cognitiva para o entendimento textual na EJA. Para tal, foi realizada uma observação das características pedagógicas implementadas no contexto de estudo e, posteriormente, foram aplicadas em 28 aulas, divididas em 7 unidades de estudo, para dois grupos de 15 alunos classificados como Grupos Controle e Experimental. Para o primeiro grupo, foram ministradas as aulas conforme o modelo comumente verificado nas observações iniciais. Para o Grupo Experimental, foi desenvolvida uma proposta metodológica envolvendo a criação de Mapas Conceituais durante as unidades de estudo. A metodologia de ensino tem como fundamentação teórica os estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Coerência Textual e Análise Textual Discursiva. Como instrumentos de análise de dados da evolução na construção dos Mapas Conceituais e entendimento textual, foram utilizados o Teste t de Student, a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi e o Wordle. A análise das avaliações de entendimento textual e Mapas Conceituais produzidos demonstraram que o Grupo Experimental obteve um aumento de 30% no arcabouço conceitual com um favorecimento na aprendizagem significativa proposicional quando comparado ao Grupo Controle. Este grupo também se mostrou mais capaz na transformação do conhecimento declarativo em procedimental. O Mapa Conceitual se revelou, portanto, como uma Tecnologia Cognitiva eficaz para o aumento no entendimento textual no contexto da pesquisa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.162por
dc.orcid.putcode81753974-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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