Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17473
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Mapas conceituais: tecnologia cognitiva para entendimento textual na educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Amaral, Marco Antônio Franco do
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Elise Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Arena, Adriana Pastorello Buim
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, João Bosco da Mota
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa exploratória e experimental realizada na Educação de Jovens e Adultos, em turmas do Ensino Fundamental I na disciplina Língua Portuguesa, pretende contribuir para um estudo a fim da verificação da utilização dos Mapas Conceituais como uma Tecnologia Cognitiva para o entendimento textual na EJA. Para tal, foi realizada uma observação das características pedagógicas implementadas no contexto de estudo e, posteriormente, foram aplicadas em 28 aulas, divididas em 7 unidades de estudo, para dois grupos de 15 alunos classificados como Grupos Controle e Experimental. Para o primeiro grupo, foram ministradas as aulas conforme o modelo comumente verificado nas observações iniciais. Para o Grupo Experimental, foi desenvolvida uma proposta metodológica envolvendo a criação de Mapas Conceituais durante as unidades de estudo. A metodologia de ensino tem como fundamentação teórica os estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Coerência Textual e Análise Textual Discursiva. Como instrumentos de análise de dados da evolução na construção dos Mapas Conceituais e entendimento textual, foram utilizados o Teste t de Student, a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi e o Wordle. A análise das avaliações de entendimento textual e Mapas Conceituais produzidos demonstraram que o Grupo Experimental obteve um aumento de 30% no arcabouço conceitual com um favorecimento na aprendizagem significativa proposicional quando comparado ao Grupo Controle. Este grupo também se mostrou mais capaz na transformação do conhecimento declarativo em procedimental. O Mapa Conceitual se revelou, portanto, como uma Tecnologia Cognitiva eficaz para o aumento no entendimento textual no contexto da pesquisa.
Abstract: This exploratory and experimental research aims to analyze the use of Concept Maps as a Cognitive Technology for textual understanding in adult education. The research was conducted with Youth and Adult elementary school students during Portuguese language classes. To achieve this goal, the pedagogical features implemented in the study context were observed and then they were applied in 28 lessons divided into 7 study units , for two groups of 15 students classified as Control and Experimental Groups. For the first group, the classes were taught following the traditional method which was seen in the initial observations. For the Experimental Group, a methodology based on the creation of Concept Maps was developed. The teaching methodology was theoretically grounded in studies on the Theory of Meaningful Learning, Concept Maps, Textual Coherence, and Discursive Textual Analysis. To analyze the evolution in the construction of Concept Maps and textual understanding, we used Student\'s t-test, the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi, and Wordle. The data analysis showed that the Experimental Group achieved a 30% increase in the conceptual framework with a fostering in the propositional meaningful learning when compared to the Control Group. This group was also more capable to turn declarative knowledge into procedural. The Conceptual Map proved, therefore, to be a Cognitive Technology effective for increasing textual understanding in the context of the search.
Keywords: Mapas conceituais
Educação de Jovens e Adultos
Análise textual discursiva
Aprendizagem significativa
Concept maps
Youth and Adult Education
Discursive textual analysis
Meaningful learning
Educação de adultos
Análise do discurso
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Citation: AMARAL, Marco Antônio Franco do. Mapas conceituais: tecnologia cognitiva para entendimento textual na educação de jovens e adultos. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17473
Issue Date: 4-Mar-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MapasConceituaisTecnologia.pdf5.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.