Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17413
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Concepções de egressos da licenciatura em Química sobre eletroquímica
Autor(es): Bragança, Michell Henrique de
Primeiro orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primeiro coorientador: Muñoz, Rodrigo Alejandro Abarza
Primeiro membro da banca: Souza, Gilmar Pereira de
Segundo membro da banca: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Resumo: Este trabalhou apresenta resultados de investigação sobre as concepções de egressos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia, com relação ao ensino e aprendizagem de eletroquímica. Para a coleta de dados realizamos entrevistas que foram conduzidas coletivamente, com aproximações à metodologia de grupo focal, o qual foi constituído por cinco professores. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritas para realizar a análise das falas dos participantes que foi feita pelo cruzamento com as informações obtidas da literatura. A partir dessa análise pudemos identificar algumas concepções dos professores sobre ciência e sobre o ensino de eletroquímica. Pela análise dos relatos dos participantes da pesquisa e pelas informações obtidas da literatura, constatamos que os mesmos tiveram um aprendizado com várias lacunas durante a educação básica. Verificamos, também, que a formação em nível superior, foi pouco destacada pelos participantes quanto ao seu aprendizado sobre o conteúdo de eletroquímica. Entretanto, as experiências profissionais com a eletroquímica em sala de aula, ou os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas durante a graduação, possibilitaram aos participantes uma visão mais ampla sobre a educação e, consequentemente, sobre o ensino de eletroquímica. Os professores mostraram conhecer diferentes materiais didáticos para o ensino de eletroquímica, possíveis temáticas para problematizar o ensino de eletroquímica, e também reconhecem as limitações e as dificuldades existentes para o ensino deste conteúdo.
Abstract: This research investigated the conceptions of a small group of teachers, graduates from the Federal University of Uberlândia on the Chemistry course, related to the teaching and learning process of electrochemistry. For data collection we conducted interviews collectively, with approaches to the methodology of focus group, which included five teachers. The interviews were recorded on audio and video and then transcribed to perform the analysis of participants\' speech that was made by crossing with the information obtained from the literature. From this analysis we identified some conceptions of teachers about science and electrochemistry teaching. Through the analysis of the statements of the research participants and the information obtained from the literature, we found that they had an apprenticeship with several gaps during them basic education. We also note that the degree in chemistry, did not impact learning electrochemistry of participants, which shows a failure in the development of the curriculum of the course in question. However, the professional experiences with the electrochemistry in the classroom, or the knowledge acquired in other subjects during graduation, allowed the participants a broader view of education and consequently on teaching electrochemistry. Teachers showed experience different teaching materials for teaching electrochemistry, discuss possible topics for teaching electrochemistry, and also recognize the limitations and difficulties in teaching this content.
Palavras-chave: Concepções
Professores
Ensino
Eletroquímica
Conceptions
Teachers
Teaching
Electrochemistry
Eletroquímica - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Referência: BRAGANÇA, Michell Henrique de. Concepções de egressos da licenciatura em Química sobre eletroquímica. 2013. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17413
Data de defesa: 26-Ago-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcepcoesEgressosLicenciatura.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.