Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBragança, Michell Henrique de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:36Z-
dc.date.available2014-09-03
dc.date.available2016-06-22T18:48:36Z-
dc.date.issued2013-08-26
dc.identifier.citationBRAGANÇA, Michell Henrique de. Concepções de egressos da licenciatura em Química sobre eletroquímica. 2013. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17413-
dc.description.abstractThis research investigated the conceptions of a small group of teachers, graduates from the Federal University of Uberlândia on the Chemistry course, related to the teaching and learning process of electrochemistry. For data collection we conducted interviews collectively, with approaches to the methodology of focus group, which included five teachers. The interviews were recorded on audio and video and then transcribed to perform the analysis of participants\' speech that was made by crossing with the information obtained from the literature. From this analysis we identified some conceptions of teachers about science and electrochemistry teaching. Through the analysis of the statements of the research participants and the information obtained from the literature, we found that they had an apprenticeship with several gaps during them basic education. We also note that the degree in chemistry, did not impact learning electrochemistry of participants, which shows a failure in the development of the curriculum of the course in question. However, the professional experiences with the electrochemistry in the classroom, or the knowledge acquired in other subjects during graduation, allowed the participants a broader view of education and consequently on teaching electrochemistry. Teachers showed experience different teaching materials for teaching electrochemistry, discuss possible topics for teaching electrochemistry, and also recognize the limitations and difficulties in teaching this content.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEletroquímicapor
dc.subjectConceptionseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectElectrochemistryeng
dc.subjectEletroquímica - Estudo e ensinopor
dc.titleConcepções de egressos da licenciatura em Química sobre eletroquímicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Muñoz, Rodrigo Alejandro Abarza
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702072Z6por
dc.contributor.advisor1Silveira, Hélder Eterno da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761611H9por
dc.contributor.referee1Souza, Gilmar Pereira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766436T1por
dc.contributor.referee2Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486958T1por
dc.description.degreenameMestre em Químicapor
dc.description.resumoEste trabalhou apresenta resultados de investigação sobre as concepções de egressos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia, com relação ao ensino e aprendizagem de eletroquímica. Para a coleta de dados realizamos entrevistas que foram conduzidas coletivamente, com aproximações à metodologia de grupo focal, o qual foi constituído por cinco professores. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritas para realizar a análise das falas dos participantes que foi feita pelo cruzamento com as informações obtidas da literatura. A partir dessa análise pudemos identificar algumas concepções dos professores sobre ciência e sobre o ensino de eletroquímica. Pela análise dos relatos dos participantes da pesquisa e pelas informações obtidas da literatura, constatamos que os mesmos tiveram um aprendizado com várias lacunas durante a educação básica. Verificamos, também, que a formação em nível superior, foi pouco destacada pelos participantes quanto ao seu aprendizado sobre o conteúdo de eletroquímica. Entretanto, as experiências profissionais com a eletroquímica em sala de aula, ou os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas durante a graduação, possibilitaram aos participantes uma visão mais ampla sobre a educação e, consequentemente, sobre o ensino de eletroquímica. Os professores mostraram conhecer diferentes materiais didáticos para o ensino de eletroquímica, possíveis temáticas para problematizar o ensino de eletroquímica, e também reconhecem as limitações e as dificuldades existentes para o ensino deste conteúdo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81767308-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcoesEgressosLicenciatura.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.