Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17413
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Concepções de egressos da licenciatura em Química sobre eletroquímica
Autor: Bragança, Michell Henrique de
Primer orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primer coorientador: Muñoz, Rodrigo Alejandro Abarza
Primer miembro de la banca: Souza, Gilmar Pereira de
Segundo miembro de la banca: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Resumen: Este trabalhou apresenta resultados de investigação sobre as concepções de egressos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia, com relação ao ensino e aprendizagem de eletroquímica. Para a coleta de dados realizamos entrevistas que foram conduzidas coletivamente, com aproximações à metodologia de grupo focal, o qual foi constituído por cinco professores. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritas para realizar a análise das falas dos participantes que foi feita pelo cruzamento com as informações obtidas da literatura. A partir dessa análise pudemos identificar algumas concepções dos professores sobre ciência e sobre o ensino de eletroquímica. Pela análise dos relatos dos participantes da pesquisa e pelas informações obtidas da literatura, constatamos que os mesmos tiveram um aprendizado com várias lacunas durante a educação básica. Verificamos, também, que a formação em nível superior, foi pouco destacada pelos participantes quanto ao seu aprendizado sobre o conteúdo de eletroquímica. Entretanto, as experiências profissionais com a eletroquímica em sala de aula, ou os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas durante a graduação, possibilitaram aos participantes uma visão mais ampla sobre a educação e, consequentemente, sobre o ensino de eletroquímica. Os professores mostraram conhecer diferentes materiais didáticos para o ensino de eletroquímica, possíveis temáticas para problematizar o ensino de eletroquímica, e também reconhecem as limitações e as dificuldades existentes para o ensino deste conteúdo.
Abstract: This research investigated the conceptions of a small group of teachers, graduates from the Federal University of Uberlândia on the Chemistry course, related to the teaching and learning process of electrochemistry. For data collection we conducted interviews collectively, with approaches to the methodology of focus group, which included five teachers. The interviews were recorded on audio and video and then transcribed to perform the analysis of participants\' speech that was made by crossing with the information obtained from the literature. From this analysis we identified some conceptions of teachers about science and electrochemistry teaching. Through the analysis of the statements of the research participants and the information obtained from the literature, we found that they had an apprenticeship with several gaps during them basic education. We also note that the degree in chemistry, did not impact learning electrochemistry of participants, which shows a failure in the development of the curriculum of the course in question. However, the professional experiences with the electrochemistry in the classroom, or the knowledge acquired in other subjects during graduation, allowed the participants a broader view of education and consequently on teaching electrochemistry. Teachers showed experience different teaching materials for teaching electrochemistry, discuss possible topics for teaching electrochemistry, and also recognize the limitations and difficulties in teaching this content.
Palabras clave: Concepções
Professores
Ensino
Eletroquímica
Conceptions
Teachers
Teaching
Electrochemistry
Eletroquímica - Estudo e ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Cita: BRAGANÇA, Michell Henrique de. Concepções de egressos da licenciatura em Química sobre eletroquímica. 2013. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17413
Fecha de defensa: 26-ago-2013
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConcepcoesEgressosLicenciatura.pdf1.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.