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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
Autor(es): Silva, Abílio Tomaz Coelho da
Primeiro orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primeiro membro da banca: Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Segundo membro da banca: Marques, Deividi Márcio
Resumo: Essa dissertação apresenta um estudo de caso do tipo etnográfico sobre o uso da História da Ciência em aulas de Ensino Médio de Química no município de Uberlândia-MG. Com o objetivo de escolher os sujeitos de pesquisa foram aplicados quinze questionários em seis escolas desse município. A análise dos questionários resultou na escolha de duas professoras que tiveram suas aulas acompanhadas e gravadas durante os meses de Abril a Junho de 2011, em seguida as gravações foram transcritas. Verificamos também algumas concepções sobre ciências e sobre seu ensino. Os resultados demonstram que as docentes possuem uma gama de concepções que vão desde visões empiristas sobre ciências até a consideração sobre a mutabilidade do conhecimento científico. As professoras utilizam como principal fonte para a preparação para suas aulas o livro didático e, por consequência, muitas vezes abordam a História da Química de forma anexa ao conteúdo, como curiosidades e biografias de personagens ilustres. As metodologias para essa abordagem vão desde a descrição de alguns experimentos realizados por alguns cientistas até trabalhos em que os alunos deveriam buscar informações biográficas sobre alguns personagens tais como Lavoisier e Proust.
Abstract: This dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust.
Palavras-chave: História da química
Natureza da ciência
Concepções de professores
Estudo de caso
Ensino médio
History of chemistry
Nature of science
Teachers conceptions
case study
High school
Química - Estudo e ensino
Química História
Química (Segundo grau)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Referência: SILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
Data de defesa: 3-Ago-2012
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