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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores? |
Autor: | Silva, Abílio Tomaz Coelho da |
Primer orientador: | Silveira, Hélder Eterno da |
Primer miembro de la banca: | Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
Segundo miembro de la banca: | Marques, Deividi Márcio |
Resumen: | Essa dissertação apresenta um estudo de caso do tipo etnográfico sobre o uso da História da Ciência em aulas de Ensino Médio de Química no município de Uberlândia-MG. Com o objetivo de escolher os sujeitos de pesquisa foram aplicados quinze questionários em seis escolas desse município. A análise dos questionários resultou na escolha de duas professoras que tiveram suas aulas acompanhadas e gravadas durante os meses de Abril a Junho de 2011, em seguida as gravações foram transcritas. Verificamos também algumas concepções sobre ciências e sobre seu ensino. Os resultados demonstram que as docentes possuem uma gama de concepções que vão desde visões empiristas sobre ciências até a consideração sobre a mutabilidade do conhecimento científico. As professoras utilizam como principal fonte para a preparação para suas aulas o livro didático e, por consequência, muitas vezes abordam a História da Química de forma anexa ao conteúdo, como curiosidades e biografias de personagens ilustres. As metodologias para essa abordagem vão desde a descrição de alguns experimentos realizados por alguns cientistas até trabalhos em que os alunos deveriam buscar informações biográficas sobre alguns personagens tais como Lavoisier e Proust. |
Abstract: | This dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust. |
Palabras clave: | História da química Natureza da ciência Concepções de professores Estudo de caso Ensino médio History of chemistry Nature of science Teachers conceptions case study High school Química - Estudo e ensino Química História Química (Segundo grau) |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Exatas e da Terra |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Química |
Cita: | SILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367 |
Fecha de defensa: | 3-ago-2012 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Química |
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