Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Abílio Tomaz Coelho da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:31Z-
dc.date.available2012-12-07-
dc.date.available2016-06-22T18:48:31Z-
dc.date.issued2012-08-03-
dc.identifier.citationSILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367-
dc.description.abstractThis dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da químicapor
dc.subjectNatureza da ciênciapor
dc.subjectConcepções de professorespor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectHistory of chemistryeng
dc.subjectNature of scienceeng
dc.subjectTeachers conceptionseng
dc.subjectcase studyeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subjectQuímica Históriapor
dc.subjectQuímica (Segundo grau)por
dc.titleHistória da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silveira, Hélder Eterno da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761611H9por
dc.contributor.referee1Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706110E7por
dc.contributor.referee2Marques, Deividi Márcio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214495E5por
dc.description.degreenameMestre em Químicapor
dc.description.resumoEssa dissertação apresenta um estudo de caso do tipo etnográfico sobre o uso da História da Ciência em aulas de Ensino Médio de Química no município de Uberlândia-MG. Com o objetivo de escolher os sujeitos de pesquisa foram aplicados quinze questionários em seis escolas desse município. A análise dos questionários resultou na escolha de duas professoras que tiveram suas aulas acompanhadas e gravadas durante os meses de Abril a Junho de 2011, em seguida as gravações foram transcritas. Verificamos também algumas concepções sobre ciências e sobre seu ensino. Os resultados demonstram que as docentes possuem uma gama de concepções que vão desde visões empiristas sobre ciências até a consideração sobre a mutabilidade do conhecimento científico. As professoras utilizam como principal fonte para a preparação para suas aulas o livro didático e, por consequência, muitas vezes abordam a História da Química de forma anexa ao conteúdo, como curiosidades e biografias de personagens ilustres. As metodologias para essa abordagem vão desde a descrição de alguns experimentos realizados por alguns cientistas até trabalhos em que os alunos deveriam buscar informações biográficas sobre alguns personagens tais como Lavoisier e Proust.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354-
dc.orcid.putcode81767229-
dc.crossref.doibatchid1f65150e-8eb1-4458-b86e-7d2425029875-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf863.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.